Meteorologia

  • 27 OUTUBRO 2021
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Bruxelas investiga VW, BMW e Daimler por suspeitas de formação de cartel

As fabricantes de automóveis VW, BMW e Daimler estão a ser alvo de uma investigação, por parte das autoridades europeias, por suspeitas de cartel.

Bruxelas investiga VW, BMW e Daimler por suspeitas de formação de cartel

A Comissão Europeia anunciou, esta terça-feira, que abriu uma investigação formal à VW, BMW e à Daimler. Em causa estão suspeitas de que as fabricantes automóveis formaram um cartel para limitar o desenvolvimento de 'energia limpa' para veículos. 

De acordo com a comissária para a concorrência Margrethe Vestager, o cartel alegadamente formado pelas fabricantes automóveis poderá ter impedido a produção de carros menos poluentes.

“A Comissão [Europeia] está a investigar se a BMW, a Daimler e a Volkswagen concordaram em não competir entre si no desenvolvimento e aplicação de sistemas importantes para reduzir as emissões poluentes em veículos ligeiros a gasolina e a gasóleo. Essas tecnologias visam tornar os carros de passageiros menos prejudiciais para o ambiente", disse Margrethe Vestager, citada pelo Financial Times

Segundo a responsável da UE, "se se provar, esse cartel pode ter negado aos consumidores a oportunidade de comprar carros menos poluentes, apesar de a tecnologia estar disponível para as fabricantes", de acordo com o mesmo comunicado. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório