Caso de assédio na Meia-Maratona de Lisboa: "Fiquei muito desconfortável"

Kara Goucher denunciou episódio envolvendo o treinador Alberto Salazar, que acabaria por ser banido do atletismo.

© Getty Images

Desporto Atletismo 19/03/23 POR Notícias ao Minuto

Kara Goucher marcou presença no programa televisivo 'Good Morning America', transmitido pela estação televisiva ABC, para apresentar a autobiografia, intitulada "The Longest Race: Inside the Secret World of Abuse, Doping, and Deception on Nike's Elite Running Team".

PUB

Aquela que é considerada uma das mais rápidas atletas femininas norte-americanas de longa distância da história disse ter sido a principal culpada pelo afastamento do antigo treinador, Alberto Salazar, com quem começou a trabalhar, em 2004.

A corredora de 44 anos denunciou uma série de casos de assédio sexual, tendo o primeiro ocorrido em Rieti, em Itália, quando o compatriota (de quem se separaria, anos depois) a terá abordado de forma imprópria, durante uma massagem.

"Ele estava a dar-me uma massagem pós-treino e pré-corrida, a que chamamos de 'descarga'. Para ser sincera, simplesmente, congelei. Pensei 'É impossível que ele me esteja a tocar desta maneira. Estou a imaginar. Ele é só um mau massagista'", afirmou.

Um episódio que se repetiu, anos depois, quando ambos viajaram para Portugal, para disputar a Meia-Maratona de Lisboa: "Ele ia dar-me uma massagem. Foi a mesma situação, na qual senti que o dedo dele estava a ir onde não devia ir. Fiquei muito desconfortável".

"Senti-me envergonhada com aquilo. Também senti que talvez tivesse sido só um erro (...). Sinceramente, deixa-me um pouco triste, porque sei quanto ele adora [a modalidade]. Penso que isto é toda a vida dele. Mas, no final, não devia estar a treinar", completou.

Leia Também: Etíopes Nibret Melak e Almaz Ayana vencem meia maratona de Lisboa

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Dois às 10 Há 17 Horas

Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos anunciam morte de menino de três anos

lifestyle Signos Há 18 Horas

Nunca largam o relógio. Os signos mais pontuais do zodíaco

fama Liliana Aguiar Há 23 Horas

Liliana Aguiar faz "tratamento de choque intensivo" após engordar 5 kg

fama Madonna Há 22 Horas

Madonna impressiona a dançar com filho adotivo que jogou no Benfica

desporto Mercado de Transferências Há 23 Horas

Benfica obtém acordo com Kokçu. Valores da proposta surpreendem

pais Depressão Oscar Há 17 Horas

Depressão Oscar deixa rasto de trovoadas e cheias impressionantes a Norte

lifestyle Receitas Há 23 Horas

Um crumble pouco calórico? Aqui está a receita

fama Ana Galvão Há 23 Horas

Ana Galvão destaca o quanto o filho está crescido. "14 anos de Pedro"

desporto Estudo Há 13 Horas

Cristiano Ronaldo ou Messi? Ciência conclui, finalmente, qual é o melhor

mundo França Há 20 Horas

Tudo o que se sabe sobre o ataque à faca num parque infantil em França