Portugueses acusados de violação em Espanha saem da prisão

O Tribunal Provincial das Astúrias ter aceitado o recurso da defesa e os dois portugueses acusados de violação em Gijón, em Espanha, podendo sair em liberdade mediante o pagamento de uma fiança de cinco mil euros.

© Global Imagens

País Espanha 24/09/21 POR Notícias ao Minuto com Lusa

O Tribunal Provincial das Astúrias aceitou o recurso da defesa dos dois portugueses acusados de violação em julho passado em Gijón, Espanha, e aceitou libertá-los sob fiança, avançaram os meios espanhóis. 

PUB

De acordo com uma cópia, obtida pela agência Lusa, do auto redigido por um juiz de Oviedo (norte de Espanha), o magistrado concorda que os dois portugueses podem aguardar o julgamento em liberdade, juntando-se ao dois outros também suspeitos da mesma violação e que já foram libertados.

O tribunal estipula que, antes de sair, cada um deles terá de pagar uma fiança de 5 mil euros, entregar o passaporte, ficando ainda "proibidos de sair do território da Península" Ibérica, aproximar-se "a menos de 300 metros das prejudicadas" ou tentar "comunicar com estas através de qualquer meio ou procedimento".

"O juiz deu razão ao recurso à decisão de prisão preventiva que apresentámos", disse hoje o advogado que defende os quatro portugueses.

Germán Inclán estava ao fim da manhã de hoje à porta da prisão em Gijón em que ainda estavam presos os portugueses, acompanhado por vários familiares dos detidos que também aguardavam a libertação.

No dia 24 de julho, quatro cidadãos portugueses foram detidos por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país.

As duas mulheres, uma asturiana e outra basca, queixaram-se de ter encontrado um homem num bar e que viajaram com ele para a pensão onde estava hospedado para um encontro sexual. No caminho, terão apanhado um segundo homem e, ao chegar à pensão, estavam lá outros dois. Todos eles terão obrigado as queixosas a manter relações sexuais, acusações que os portugueses negam. 

Entretanto, dois dos acusados receberam ordem de libertação provisória e regressaram a Braga, continuando detidos os outros dois homens que, em agosto, viram um primeiro recurso rejeitado, e que vão poder sair hoje em liberdade. 

Os portugueses, todos com menos de 30 anos de idade, tinham defendido a sua inocência perante o magistrado, negaram os atos criminosos de que são acusados e asseguraram que as relações sexuais com as duas jovens mulheres foram consentidas.

Leia Também: Prisão peventiva para suspeito de violar agente imobiliária

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Peso Há 19 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

lifestyle Signos Há 9 Horas

Os três signos que mais atraem problemas e dificuldades

fama William e Kate Middleton Há 14 Horas

William e Kate Middleton adotaram novos animais de estimação

auto Mercedes-AMG Há 16 Horas

Afinal, ninguém levou para casa o primeiro Mercedes-AMG One em leilão

tech WhatsApp Há 16 Horas

WhatsApp vai acabar com uma das maiores queixas da aplicação

pais IPMA Há 7 Horas

No fim de abril, águas mil... mas e maio? Eis o tempo na próxima semana

lifestyle Plantas Há 16 Horas

Plantas que ajudam a eliminar os cheiros desagradáveis na cozinha

lifestyle Signos Há 12 Horas

Três signos que (quase) nunca conseguem esconder as suas emoções

mundo Guerra na Ucrânia Há 13 Horas

Rússia bombardeia comboio com armas ocidentais na Ucrânia

lifestyle Cabelo Há 9 Horas

Dermatologista revela os principais motivos para estar a perder cabelo