No fim de abril, águas mil... mas e maio? Eis o tempo na próxima semana

O último fim de semana de abril não será bom para uma ida a banhos, como aconteceu na semana passada.

© Shutterstock

País IPMA 26/04/24 POR Notícias ao Minuto

É sabido que 'em abril, águas mil' e, este ano, o ditado popular confirmou-se, com esta semana, a última do mês, a fechar com chuva por todo o território.

PUB

Com as temperaturas máximas a variar entre os 12ºC no distrito da Guarda e os 23ºC no Funchal, arquipélago da Madeira, também a chuva 'se apresentou' esta sexta-feira para fechar a semana - prometendo ainda continuar durante o fim de semana, por todo o território continental.

Mas se o fim de semana não vai ser, à semelhança do anterior, convidativo a uma ida à praia... a semana vai seguir-lhe o exemplo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fez, esta sexta-feira, as previsões para a semana entre 29 e 5 de maio, segunda-feira e domingo, e parece que, no continente, o estado do tempo "será influenciado pela aproximação de sistemas depressionários intercalados com a intensificação de uma crista anticiclónica".

Os especialistas adiantam que segunda-feira será o dia mais 'calmo', já que o tempo estará "estável", mas logo no dia seguinte, 30 de abril, se espera uma "depressão ao norte da Península Ibérica que condicionará o estado do tempo até 2 de maio", quinta-feira.

"A partir de dia 3 [sexta-feira] o estado do tempo será condicionado pela aproximação de uma nova depressão à zona da Galiza, ficando a região Sul sob a influência de uma crista anticiclónica", lê-se na nota.

Dada a situação, preveem-se "períodos de chuva ou aguaceiros em todo o território do continente, a partir de dia 30, com a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria associada à depressão que se aproximará dia 2 ao norte da Península Ibérica". No final da semana, a probabilidade de ocorrência de precipitação torna-se maior nas regiões Norte e Centro.

"O vento será fraco a moderado de oeste, soprando do quadrante norte no dia 29 e sendo mais intenso neste dia", explicam os especialistas na nota partilhada no Facebook, adiantando também alguns detalhes sobre a temperatura.

De acordo com o IPMA, entre terça e quarta-feira haverá uma "pequena descida" de temperatura, com as mínimas a variarem entre 2ºC e os 12ºC. Na quarta-feira, 1 de maio, as temperaturas máximas ão variar entre os 9ºC e os 18ºC. "Nos dias seguintes prevê-se uma pequena e gradual subida dos valores de temperatura, em especial da máxima", lê-se no comunicado.

Leia Também: Queda de neve coloca oito distritos do continente sob aviso amarelo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama José Castelo Branco Há 15 Horas

José Castelo Branco detido após acusações de violência doméstica

lifestyle PronoKal Há 13 Horas

Mafalda sempre foi um ioiô até que teve clique e 'ganhou' 32 kg de saúde

lifestyle Alimentação Há 9 Horas

Cinco alimentos que vão ajudá-lo a livrar-se da barriguinha da vergonha

lifestyle Receitas Há 19 Horas

Deita fora as cascas da maçã? Três bons motivos para não voltar a fazê-lo

mundo China Há 17 Horas

Pelo menos dois mortos e 21 feridos em ataque à faca em hospital na China

fama Maria Pitta Há 7 Horas

Apaixonada, Maria Pitta partilha nova fotografia com o namorado

desporto Mercado de Transferências Há 15 Horas

Nem Arábia, nem Bayern Munique. Ingleses revelam desejo de José Mourinho

lifestyle Signos Há 8 Horas

Os três signos que estão com uma confiança inabalável

lifestyle Alimentação Há 9 Horas

A fruta tropical com efeito antienvelhecimento que multiplica o colagénio

pais Colisão Rodoviária Há 18 Horas

Um morto em colisão na Marginal de Oeiras. Estrada está cortada