Pais de Maddie passavam todos os dias perto de casa onde suspeito morou

Imprensa britânica revela que o suspeito de raptar Maddie morava com a namorada numa casa em Lagos, no Algarve. Pais da menina passavam diariamente lá perto depois do desaparecimento, em maio de 2007. Christian Brueckner terá contado a um amigo, em 2017, que "sabia tudo" sobre o que aconteceu à menina.

© Global Imagens

País Maddie 05/06/20 POR Notícias Ao Minuto com Lusa

Christian Brueckner, o homem de 43 anos que é agora o principal suspeito do rapto e do homicídio de Maddie, morou numa casa perto do local onde a criança desapareceu em 2007, na praia da Luz, no Algarve. Nos dias que se seguiram ao desaparecimento da criança, Kate e Gerry terão passado diariamente perto daquela moradia, escreve o Mirror esta sexta-feira. 

PUB

A casa em questão situa-se a poucos passos da zona onde foram feitas buscas em 2014. 

O mesmo meio conta que o alemão morou naquela casa juntamente com a namorada até 2006, mulher que a polícia agora procura. 

Um britânico, que na altura tinha 14 anos, contou que se lembra de ter visto o Jaguar do suspeito, mas nunca a caravana descrita pelas autoridades. 

O proprietário da moradia disse, em declarações à Sky News, que a polícia lhe pedira informações de Christian Brueckner. Afirmou também que, na altura, o casal lhe parecera um jovem casal a tentar sobreviver em Portugal. "Mais tarde descobrimos que a namorada voltou à Alemanha", contou, revelando que fora contactado pela polícia britânica e pela polícia portuguesa.

A casa em questão, sublinha ainda a imprensa, é cercada por um matagal, num terreno onde há alguns poços profundos. 

Madeleine McCann tinha apenas três anos quando desapareceu em 3 de maio de 2007, quando estava de férias com os pais num aldeamento turístico em Lagos, perto da praia da Luz. As autoridades do Reino Unido e da Alemanha revelaram na quarta-feira que o suspeito tem 43 anos e atualmente está preso na Alemanha por outro crime, e que suspeito frequentava a área da praia da Luz, na época em a filha mais velha dos McCann desapareceu.

Suspeito terá revelado a amigo que sabia "tudo sobre o que aconteceu" a Maddie

De acordo com a imprensa britânica, o suspeito terá contado a um amigo,  numa ida a um bar, que sabia tudo o que aconteceu à criança.

A confissão, que terá ditado esta investigação, terá acontecido em 2017, quando se assinalavam os 10 anos do desaparecimento de Maddie. Ao ver a imagem da menina na televisão, Christian Brueckner, terá dito ao amigo que "sabia tudo" sobre o que aconteceu. O homem terá mostrado também ao amigo um vídeo dele a violar uma mulher. 

"Assumimos que a criança está morta"

Hans Christian Wolters, procurador em Braunschweig, Alemanha, disse aos jornalistas que os investigadores estão a trabalhar com a suposição de que Madeliene McCann está morta, admitindo mesmo que o cidadão alemão, de 43 anos, é suspeito de homicídio. "Assumimos que a criança está morta", adiantou o investigador germânico.

O caso Maddie tornou-se rapidamente num dos grandes casos mediáticos a nível global depois de o casal MacCann alertar que a criança tinha desaparecido do quarto onde dormia com os irmãos gémeos, enquanto os pais jantavam com amigos num restaurante próximo.

Ao longo do tempo, mais de 600 pessoas analisadas e referenciadas como podendo estar ligadas ao desaparecimento, tendo o novo suspeito - o alemão de 43 anos - surgido na sequência de um apelo sobre novas informações, lançado em 2017, volvida uma década sobre o caso.

A polícia descreveu o suspeito como sendo caucasiano, magro e de cabelos loiros, e que tinha uma caravana no Algarve em 2007. Suspeita-se que tenha percorrido a área do 'resort' nos dias anteriores e posteriores à data do desaparecimento de Maddie.

Christian Hoppe, do Departamento Federal de Polícia Criminal da Alemanha, revelou à emissora pública alemã ZDF que o suspeito está atualmente preso na Alemanha pela prática de um crime sexual e que o ora detido viveu vários anos em Portugal e possui duas condenações anteriores por "abuso sexual de raparigas".

Hoppe disse que a polícia alemã não descarta que tenha havido um motivo sexual, nomeadamente que tenha decidido raptar a criança após inicialmente ter invadido o apartamento dos MCCann com intenção de roubar.

Hans Wolters não quis dar mais detalhes da identidade do suspeito para não comprometer a investigação em curso, embora a imprensa alemã tenha adiantado que se trata de Cristhian B.

Fotografia do suspeito divulgada pela imprensa© Reprodução

A descrição de Wolters encaixa-se na de um homem de 43 anos que foi condenado em dezembro de 2005 por violação de uma norte-americana, que tinha 72 anos à data, tendo o crime sido cometido num apartamento em Portugal, informou o jornal local alemão Braunschweiger Zeitung.

O detido - agora suspeito no caso McCann - negou as acusações durante o julgamento por violação da norte-americana e o processo está presentemente em sede de recurso. Hoppe, por seu turno, mencionou que o suspeito vivia entre Lagos e a Praia da Luz, tendo estado regularmente na região do Algarve entre 1995 e 2007.

"Pais continuam esperançados"

Entretanto, as polícias da Grã-Bretanha, Alemanha e Portugal lançaram um novo apelo conjunto na quarta-feira destinado a obter mais informações, nomeadamente sobre os dois veículos do suspeito - uma van Volkswagen e um Jaguar.

As polícias buscam também mais informações sobre dois números de telefone portugueses, incluindo um que se acredita ter sido usado pelo suspeito no dia do desaparecimento de Madeleine.

O porta-voz do casal McCann revelou o estado de alma dos pais da criança: "Eles continuam esperançados de que ela ainda possa ser encontrada viva. Eles nunca desistiram dessa esperança, nem desistirão, até que sejam apresentados com qualquer evidência incontestável do contrário. Eles dizem que qualquer que seja o resultado desta linha de investigação, precisam saber o resultado, para encontrar a paz".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Peso Há 16 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

lifestyle Signos Há 6 Horas

Os três signos que mais atraem problemas e dificuldades

fama William e Kate Middleton Há 11 Horas

William e Kate Middleton adotaram novos animais de estimação

auto Mercedes-AMG Há 13 Horas

Afinal, ninguém levou para casa o primeiro Mercedes-AMG One em leilão

tech WhatsApp Há 14 Horas

WhatsApp vai acabar com uma das maiores queixas da aplicação

lifestyle Plantas Há 13 Horas

Plantas que ajudam a eliminar os cheiros desagradáveis na cozinha

pais IPMA Há 5 Horas

No fim de abril, águas mil... mas e maio? Eis o tempo na próxima semana

mundo Guerra na Ucrânia Há 11 Horas

Rússia bombardeia comboio com armas ocidentais na Ucrânia

lifestyle Signos Há 10 Horas

Três signos que (quase) nunca conseguem esconder as suas emoções

lifestyle Cabelo Há 7 Horas

Dermatologista revela os principais motivos para estar a perder cabelo