Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 30º

PSD deverá continuar a ser maior grupo parlamentar

O PSD deverá continuar a ter a maior bancada parlamentar, depois de ter garantido a eleição de 86 deputados, contra os 85 parlamentares eleitos pelos socialistas, quando faltam apenas apurar os resultados da Europa e Fora da Europa.

PSD deverá continuar a ser maior grupo parlamentar
Notícias ao Minuto

01:49 - 05/10/15 por Lusa

Política Eleições

Se se repetirem os resultados de 2011 nos círculos da emigração, onde PSD elegeu 3 deputados e o PS um, os sociais-democratas passariam a ter 89 parlamentares, enquanto o PS ficaria pelos 86.

O CDS-PP passará, por outro lado, a ter a quarta bancada parlamentar, com 18 deputados, menos um do que o BE. Em 2011, os democratas-cristãos conseguiram eleger 24 parlamentares.

Se se 'descontar' os quatro deputados que são eleitos pelos círculos da Europa e Fora da Europa, o PSD perdeu nestas eleições 18 lugares, o que representa uma quebra de 18%.

O CDS-PP, com menos seis deputados, perdeu 25%.

O círculo de Lisboa foi onde PSD e CDS-PP perderam mais deputados em comparação com 2011, quando elegeram 25 parlamentares no total, 17 do PSD e 4 do CDS-PP. Este domingo os dois partidos juntos elegeram apenas 18 parlamentares, 13 do PSD e 5 do CDS-PP.

No Porto, os dois partidos tinham garantido 21 assentos parlamentares em 2011, com o PSD a eleger 17 e o CDS-PP 4. Agora a coligação elegeu 17 deputados, 14 do PSD e 3 do CDS-PP.

O círculo onde os democratas-cristãos acabaram por ficar mais 'prejudicados' com a coligação foi em Coimbra, onde em 2011 tinha elegido um deputado. Este domingo, os democratas-cristãos perderam esse lugar, com os quatro deputados da lista da coligação eleitos a pertencerem todos ao PSD.

Em Setúbal, o CDS-PP também perdeu um lugar, garantindo apenas a eleição de um deputado, quando em 2011 tinham elegido dois parlamentares.

Nos círculos da Madeira e dos Açores, os únicos em que PSD e CDS-PP concorreram sozinhos, os dois partidos perderam deputados.

Nos Açores, o PSD perdeu um deputado, passado de três para dois parlamentares. Neste círculo, o CDS-PP não elegeu deputados nem em 2011, nem nas eleições de domingo.

Na Madeira, o CDS-PP perdeu agora o único assento que tinha, enquanto o PSD passou de quatro para três deputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório