Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 17º MÁX 30º

Conselho de jurisdição validou cinco candidaturas à liderança

O conselho de jurisdição do PSD/Madeira validou as cinco candidaturas à liderança do partido entregues até o momento, estando as eleições diretas agendadas para 19 de dezembro, disse à Lusa fonte deste órgão social-democrata madeirense.

Conselho de jurisdição validou cinco candidaturas à liderança
Notícias ao Minuto

15:25 - 02/10/14 por Lusa

Política PSD Madeira

"As cinco candidaturas apresentadas até ao momento foram todas validadas", assegurou a mesma fonte.

Cinco militantes do PSD/Madeira entregaram na sede do partido na região as assinaturas que formalizavam a sua candidatura à liderança, para suceder o atual presidente social-democrata madeirense e chefe do Governo Regional.

O primeiro foi Miguel Albuquerque, o ex-presidente do município da Câmara Municipal do Funchal, que a 31 de janeiro apresentou 640 assinaturas, o dobro do estatutariamente exigido e defendia a convocação de um congresso extraordinário em junho.

Albuquerque foi o único militante que ousou defrontar Jardim numa corrida à liderança, tendo em 2012 sido derrotado por menos de uma centena de votos.

Dos outros candidatos, dois são atuais membros do Governo Regional da Madeira, casos do vice-presidente, João Cunha e Silva e Manuel António Correia, que desempenha as funções de secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais.

Manuel António Correia entregou 1.549 assinaturas a 05 de agosto, num ato em que esteve acompanhado por cerca de três centenas de apoiantes.

Estão também nesta corrida à liderança o ex-eurodeputado Sérgio Marques, que apresentou 205 assinaturas, e o deputado e vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Miguel Sousa, que foi o último a apresentar os documentos, um projeto assinado por 1.240 pessoas.

As eleições internas no PSD/Madeira estão agendadas para 19 de dezembro e o congresso foi convocado para 10 de janeiro.

Os candidatos vão disputar a liderança do partido, um lugar que Alberto João Jardim ocupa desde 1974.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório