Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Partidos empurram candidatos para a independência

São pelo menos 83, os candidatos que que concorrem à presidências de Câmara como independentes, segundo as contas do Jornal de Negócios. E no caso das freguesias estas candidaturas podem chegar às milhares.

Partidos empurram candidatos para a independência
Notícias ao Minuto

09:11 - 23/09/13 por Notícias Ao Minuto

Política Autárquicas

O número de independentes a concorrer às autárquicas têm aumentado a cada nova eleição e este ano só para as Câmaras há pelo menos 83 candidaturas, enquanto nas freguesias o número fica na casa dos milhares, de acordo com a Associação Nacional de Movimentos Autárquicos Independentes (AMAI).

No entanto, muitos destes candidatos não foram sempre independentes. A maioria já esteve ligada a partidos e escolheu uma ‘independência forçada’, pois as suas estruturas partidárias escolheram outras pessoas, como aconteceu em Sintra, Aveiro e Gaia.

Aliás, Guilherme Pinto, o pré-candidato à Câmara deixada por Luis filipe Menezes, que foi preterido pelo PSD a favor de Carlos Abreu Amorim, estima que as candidaturas “verdadeiramente independentes” rondem as oito em todo o País.

A presidente da AMAI admite que as “circunstâncias dos partidos” empurram muitos candidatos para a via independente. Por outro lado “muitos também saem por algum desencanto com as máquinas partidárias que estão muito fechadas”, acrescenta Maria Teresa Serrenho, citada pelo Jornal de Negócios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório