Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Escolas alvo de fiscalização 'à boleia' de concursos de professores

A Inspecção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) está a investigar os concursos lançados pelas escolas para colocar professores, pondo em causa a legalidade dos processos, escreve o Diário de Notícias (DN) desta segunda-feira, que dá conta de que esta é uma forma de evitar os problemas ocorridos no ano lectivo anterior.

Escolas alvo de fiscalização 'à boleia' de concursos de professores
Notícias ao Minuto

08:47 - 23/09/13 por Notícias Ao Minuto

País Ensino

A IGEC “está a intervir junto das escolas, dando instruções para que os processos que levantam dúvidas sejam revistos”, garantiu ao DN fonte do Ministério da Educação e da Ciência.

Em causa estão as irregularidades inerentes ao concurso de professores, que se devem, em grande parte dos casos, aos critérios de selecção, segundo os quais têm prioridade os docentes que deram a mesma disciplina em anos anteriores na escola ou que têm experiência em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Estes requisitos têm vindo a ser contestados por aqueles profissionais.

No ano lectivo anterior, várias contratações foram anuladas devido a esta inspecção. O presidente da Associação Nacional dos Professores Contratados, César Israel Paulo, considera positiva a “acção preventiva da IGEC”, mas assegura que as ilegalidades poderiam ser contornadas se estes professores se colocassem “também por concurso nacional, o que seria mais rápido, já que as escolas não têm liberdade de escolha”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório