Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

'Pai do SNS' também espera há meses por uma cirurgia

O homem que fundou o Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Arnaut, quis “dar o exemplo” e esperar, como muitos milhares de portugueses, por uma cirurgia oftalmológica nos hospitais públicos. Mas tal como esses muitos milhares de cidadãos anónimos, tal o pai do SNS continua à espera, há meio ano, para ser intervencionado, conta hoje o jornal Público.

'Pai do SNS' também espera há meses por uma cirurgia
Notícias ao Minuto

09:36 - 21/09/13 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

“Estou em lista de espera faz seis meses no próximo dia 27”. Esta afirmação podia ser de qualquer cidadão português que recorre aos hospitais públicos para realizar uma intervenção cirurgia mas é mesmo do fundador do SNS, António Arnaut.

O ‘pai do SNS’ faz parte de uma lista para acesso a um cirurgia oftalmológica, na qual constavam, no final de 2012, cerca de outros 27 mil utentes. “Por uma questão de princípio”, António Arnaut, que “até podia pagar para ser operado numa unidade privada”, optou por “dar o exemplo”, conta hoje o jornal Público.

“Faço questão de fazer a cirurgia no SNS. E não meto cunhas, nunca meti. Tenho que dar o exemplo, fico a aguardar como todas as outras pessoas”, afirma o advogado de 77 anos que, apesar de reconhecer que a espera se prende com “circunstâncias naturais (…) porque sempre haverá lista de espera,” identifica várias “deficiências” no serviço.

Algumas das lacunas que aponta passam, por exemplo, pela “não abertura de blocos operatórios da parte da tarde”. Por isto, e mais, António Arnaut defende que “há uma máquina infernal que está montada para desacreditar o sector público em benefício dos privados.”

Recomendados para si

;
Campo obrigatório