Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 19º

Israel apela a intervenção na Síria para parar "massacre"

O Presidente israelita, Shimon Peres, defendeu esta terça-feira, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França, a intervenção de uma força da Liga Árabe na Síria para parar o "massacre".

Israel apela a intervenção na Síria para parar "massacre"
Notícias ao Minuto

13:50 - 12/03/13 por Lusa

Mundo Médio Oriente

"A Liga Árabe pode e deve formar um governo provisório na Síria para parar o massacre", afirmou o Presidente israelita, durante um discurso na sessão plenária do Parlamento Europeu, acrescentando depois, numa conferência de imprensa, que as Nações Unidas devem apoiar a Liga Árabe na formação de uma de capacetes azuis, para pôr termo ao conflito no país.

Durante a sua intervenção no hemiciclo, Shimon Peres disse que, para Israel, "a paz não é apenas um activo estratégico, é um imperativo moral", acrescentando que "chegou o momento de relançar o processo de paz".

O Presidente israelita mostrou-se convicto de que a paz "poderá ser obtida num espaço de tempo relativamente curto".

"A nossa mão permanece estendida em sinal de paz. Queremos fazer a paz com todos os países do Médio Oriente", disse Shimon Peres, salientando que a Europa continua a ser "um grande parceiro" para a paz.

Peres afirmou que a "maior ameaça à paz" é o actual regime iraniano e reiterou a necessidade de a União Europeia (UE) adoptar medidas contra o Hezbollah.

"Salvem os vossos cidadãos e os nossos do Hezbollah. A comunidade internacional tem de considerar o Hezbollah como uma organização terrorista, porque é uma organização terrorista", apelou o Presidente israelita.

Peres destacou os esforços que a Europa fez em prol da paz e afirmou que a União Europeia foi distinguida com o Prémio Nobel "com todo o direito".

"Sei que estão a enfrentar uma crise económica, mas os vossos céus estão livres das nuvens de guerra", destacou o Presidente de Israel, numa intervenção muito aplaudida pelos eurodeputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório