Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

Deu 14 milhões a Salgado, mas devia 83 milhões ao BES

O ex-presidente do extinto BES, Ricardo Salgado, recebeu de José Guilherme um presente no valor de 14 milhões de euros. Contudo, noticia o Expresso, o empresário devia ao BES pelo menos 83 milhões de euros em nome pessoal, a que se somam 140 milhões respeitantes a entidades às quais estava relacionado.

Deu 14 milhões a Salgado, mas devia 83 milhões ao BES
Notícias ao Minuto

19:41 - 23/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia José Guilherme

Quando foi ouvido na comissão de inquérito, em dezembro passado, Ricardo Salgado assegurou que “José Guilherme era mais credor do BES do que devedor” e que este “não precisava do Grupo Espírito Santo para nada”.

Porém, não é isso que comprova o relatório do Exercício Transversal de Revisão das Imparidades das Carteiras de Crédito (ETRICC), realizado pelo Banco de Portugal em abril de 2013.

Segundo noticia o Expresso, quando deu a Ricardo Salgado 14 milhões de euros (que dizia serem um presente e não uma contrapartida por nenhum serviço do banco), José Guilherme devia ao Banco Espírito Santo mais de duas centenas de milhões de euros.

No total, contam-se 223,5 milhões de euros, dos mais a maioria diz respeito a 25 entidades diferentes relacionadas com o empresário. Desses, 83 milhões estavam em nome pessoal.

O construtor, que vai ser ouvido no Parlamento a 10 de fevereiro, era, no final de 2012 (período ao qual o relatório diz respeito), um dos 50 maiores devedores do BES.

Ainda que o próprio se tenha escusado a comentar estes dados, uma fonte próxima garantiu ser menor o montante das dívidas e informou que algumas empresas tidas como relacionadas com José Guilherme não o são. Ressalvou ainda que “os créditos também devem ser tidos em conta”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório