São Paulo, 23 jun - O Movimento Passe Livre (MPL), líder de manifestações contra os preços dos transportes públicos no Brasil, anunciou hoje, na sua página na Internet e através do Facebook, novo protesto na periferia de São Paulo na próxima terça-feira, dia 25.
Na manhã de sexta-feira, um dia após uma grande manifestação realizada em todo o país, representantes do movimento afirmaram que suspenderiam a convocação de manifestações, por terem conseguido a revogação do aumento da tarifa e serem contra "reivindicações conservadoras" de participantes.
No sábado, no entanto, o grupo desmentiu a suspensão das manifestações na sua página no Facebook, afirmando que o movimento "nunca deixou de se organizar e sair às ruas e não vai ser agora que isso vai mudar".
A manifestação da próxima terça-feira foi convocada pelo coletivo Periferia Ativa e pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
O MPL anunciou que irá reivindicar a tarifa zero para o transporte público, a desmilitarização da polícia, o investimento de verba na saúde e na educação, e não no Mundial de Futebol de 2014, a suspensão das remoções de moradias clandestinas e a redução do custo de vida.
O protesto ocorrerá no extremo sul da cidade.
As manifestações do MPL, que começaram no início do mês no centro de São Paulo, chegaram a bairros da periferia da cidade na última quinta-feira, dia da maior mobilização em todo o Brasil.
Desde então, os protestos na periferia incluem reivindicações locais, como a suspensão da remoção de moradias e a melhora de determinados hospitais e escolas, a par de temas comuns a outras manifestações, como o fim da corrupção.
FYB // JLG
Noticias Ao Minuto/Lusa