Lisboa, 14 abr - O treinador Jorge Jesus alertou hoje para a importância de o Benfica voltar a qualificar-se para a final da Taça de Portugal em futebol, lembrando que a equipa lisboeta não joga no Jamor desde a época 2004/05.
Jorge Jesus acenou com o prestígio da competição, que até pode ser considerada o terceiro objetivo da época, depois do campeonato e da Liga Europa, advertindo que o Benfica não poderá facilitar na receção de segunda-feira ao Paços de Ferreira, apesar dos dois golos de vantagem trazidos do jogo da primeira mão das meias-finais, graças ao triunfo por 2-0.
"Há oito anos que o Benfica não está na final da Taça de Portugal. É uma prova muito valorizada pelos adeptos. Tem história e todas as equipas, treinadores e jogadores querem chegar à final", observou o técnico do Benfica, durante a conferência de imprensa realizada no Estádio da Luz, em Lisboa, palco do jogo da segunda mão.
Apesar de ser o recordista de vitórias da prova, com 24 títulos em 33 finais, o clube lisboeta já não ergue o troféu desde a época 2003/04 (vitória por 2-1 sobre o rival FC Porto, no prolongamento), e não chega ao jogo decisivo desde a temporada seguinte, em que perdeu pelo mesmo resultado (2-1), frente ao Vitória de Setúbal.
Jorge Jesus não esquece que a Taça de Portugal é uma rara prova nacional que ainda não figura no seu currículo e por isso "faz questão" que o segundo embate com os pacenses possa transportar a equipa lisboeta para o jogo decisivo, marcado para 26 de maio, no Estádio Nacional, em Oeiras.
Para atingir esse objetivo, o treinador benfiquista advertiu que é necessário "abordar o jogo como se não existisse vantagem nenhuma" e manifestou-se disposto a apresentar a melhor equipa, pois só terá de defrontar o rival Sporting para o campeonato no próximo domingo.
"Entre este jogo e o próximo do campeonato há uma margem de vários dias. Caso não haja nenhum problema físico, vai jogar a mesma equipa que tem jogado nestes últimos jogos", assinalou o técnico, até porque o Benfica quer "continuar imbatível nas competições em Portugal".
Jorge Jesus observou que o Paços de Ferreira tem uma boa equipa, como o demonstram as "campanhas na Taça e no campeonato", no qual ocupa um surpreendente terceiro lugar, manifestando-se confiante que o adversário não modificará o seu sistema de jogo por visitar o estádio do líder isolado da Liga.
O treinador "encarnado" comentou também o sorteio das meias-finais da Liga Europa, que colocou os turcos do Fenerbahçe no caminho do Benfica, sustentando que nesta fase da prova "todos os adversários são difíceis": "É frente a esta equipa que vamos tentar chegar à final. Não nos incomoda muito o nome [do adversário]", defendeu.
O Benfica recebe o Paços de Ferreira na segunda-feira, em jogo com início às 20:00 horas e arbitragem do setubalense Bruno Esteves, enquanto o Vitória de Guimarães, que venceu o Belenenses por 2-0 no primeiro embate, recebe a equipa do Restelo na quarta-feira, também a partir das 20:00, na outra partida das meias-finais.
RPC // NFO
Noticias Ao Minuto/Lusa