No fim de semana de 13 e 14 de setembro, as 'águias' vão receber o sexto classificado da prova em 2024/25, com as 'leoas' a serem anfitriãs do Vitória de Guimarães, campeão em título do segundo escalão e uma das duas equipas promovidas à elite, a par do Rio Ave.
O sorteio foi realizado na Cidade do Futebol, em Oeiras, com a condicionante de os quatro primeiros classificados da edição anterior - Benfica, Sporting, Sporting de Braga e Torreense - não se poderem defrontar nas duas primeiras rondas, pelo que os dois rivais lisboetas só se encontrarão na oitava ronda, em 20 e 21 de dezembro, no recinto 'leonino'.
Houve ainda a pendência de processo cautelar relativo à participação do Damaiense SAD, que se separou do clube sediado na Amadora na última época e falhou o licenciamento para a Liga feminina, mas recorreu da decisão junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).
O processo foi remetido para o Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS), que aceitou em julho a providência cautelar interposta pelo Damaiense SAD e ordenou a admissão e integração imediata, ainda que de forma provisória, daquela sociedade na competição.
Despromovido ao segundo escalão em 2024/25, ao perder no play-off com o Rio Ave, o Famalicão anunciou ter sido convidado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para preencher a vaga do Damaiense SAD, que apresentou o Estádio Algarve como recinto para os seus jogos em casa e que já pediu a filiação na Associação de Futebol (FA) local.
O escalão principal feminino vai passar a ser disputado por 10 clubes, ao contrário dos 12 que vigoraram nas últimas três épocas, e distribuirá 18 jornadas por duas voltas, tendo o Benfica como o terceiro emblema mais titulado, com cinco troféus, abaixo dos 12 do 1.º Dezembro e dos 11 do Boavista, mas acima dos dois do Sporting e do Sporting de Braga.
Leia Também: Vasco Matos apela à coragem e capacidade de superação do Santa Clara