Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 29º

Adeptos do Estoril Praia e do Sp. Braga confiantes em final inédita

Os adeptos do Estoril Praia, reunidos em Leiria, sonham com uma conquista inédita, ao passo que os do Sporting de Braga querem conquistar a Taça da Liga de futebol pela terceira vez na história.

Adeptos do Estoril Praia e do Sp. Braga confiantes em final inédita
Notícias ao Minuto

18:04 - 27/01/24 por Lusa

Desporto Taça da Liga

Nas horas que antecedem a final, agendada para as 19:45, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, é o vermelho e branco que reina nas imediações do recinto, no entanto, a espaços iam surgindo também alguns adeptos 'estorilistas' equipados a rigor, num dia em que se perspetiva uma verdadeira festa do futebol e da família.

Foi o caso de Nicolas, pai de Koba Koindredi, médio que tem vindo a ser associado aos 'grandes' e que deverá ser aposta do técnico Vasco Seabra para a final.

Entre inglês, francês e espanhol, e com recurso à ajuda de uma das filhas, e irmã de Koindredi, o progenitor contou à Lusa que viajara até Portugal para assistir ao jogo da meia-final, em que o Estoril Praia derrotou o Benfica nas grandes penalidades. 

O resultado final foi "muito bom" e, por isso, ficaram para a final, explicava, acompanhado pelos irmãos e restantes familiares do futebolista.

Questionado sobre o prognóstico para a final da Taça da Liga, Nicolas, de 53 anos, deu uma resposta politicamente correta e a apelar ao sentimento.

"Que seja uma boa final, que ganhe o melhor e que o sol possa iluminar o Estoril [Praia] e o Sporting de Braga", atirou, desejando o melhor ao filho, mas também a todos aqueles que vão disputar o duelo decisivo, independentemente do clube que representam.

Já Luís Possidónio, acompanhado pela irmã e pela namorada, tem o sonho de ver os 'canarinhos' erguerem a Taça, o que seria inédito.

"Esperemos que no final dê vitória para o Estoril Praia", começou por dizer o jovem adepto.

No caso deste fã da equipa liderada por Vasco Seabra, a ligação ao clube é também marcada por uma infância em que, devido ao facto de o tio residir 'colado' ao estádio António Coimbra da Mota, começou a ganhar uma paixão pelo clube.

Paixão essa que o fez ser, em tempos, membro da claque, e que hoje o levará a ficar orgulhoso do Estoril Praia qualquer que seja o desfecho final.

"Só o facto de estamos na final já é uma conquista. Se ganharmos a taça, então, será a cereja no topo do bolo", afiançou.

Os 'estorilistas' chegaram à final depois de vencerem o Grupo D da competição, superando FC Porto e Leixões, e de terem eliminado o Benfica nas meias-finais, (1-1, 5-4 no desempate por grandes penalidades).

Ganhar uma competição no maior patamar do futebol profissional português é um desejo que está a um jogo de se tornar realidade e foi isso que motivou também Vítor Santos, Margarida Santos e Sara Santos -- pai, mãe e filha, respetivamente --, e Afonso Martins, namorado da filha, a rumarem do Estoril até Leiria.

"Somos também de outros clubes, mas o facto de podermos ver o Estoril Praia a ganhar a Taça da Liga era um momento ao qual não queríamos falhar", disse Vítor Santos.

O porta-voz da família no que toca a prognósticos foi também taxativo sobre a final.

"É para ganhar e acredito que vai ser o Cassiano a decidir o jogo", 'disparou', antecipando um jogo 'taco a taco', mas em que, no final, "é o Estoril Praia a fazer a festa".

A confiança, de resto, reinava também do lado minhoto, com os adeptos a aproveitarem a final da competição para um verdadeiro dia em família.

"Eu o meu irmão pegámos nos nossos sobrinhos e viemos aqui passar um dia em família, aproveitando a final para também conhecer a cidade", dizia Miguel Barbosa, adepto minhoto, em entrevista à agência Lusa a pouco mais de três horas do apito inicial.

O bracarense, que viajou de Braga, ao invés do irmão, que partiu de Lisboa, evidenciou o desejo de "levar a Taça para Braga", pedindo ainda que "a equipa faça melhor do que aquilo que fez contra o Sporting.

"A vitória soube bem, mas a maneira como jogámos não foi a melhor, e se jogarmos assim com o Estoril, podemos não ter a mesma sorte", sublinhou.

Para este adepto, que estava no estádio nas duas finais da Taça da Liga que o Sporting de Braga ganhou, é necessário ser "cauteloso".

"Acredito que, ao contrário da final que perdemos com o Moreirense, hoje não vai haver facilitismos", asseverou, ainda assim notando uma equipa do Sporting de Braga "mais experiente e mais madura".

Para atingirem a final da Taça da Liga de futebol, os 'guerreiros do Minho' conquistaram o Grupo A, ante o Casa Pia e o Nacional, e deixaram pelo caminho o Sporting (1-0), numa meia-final em que valeu o tento do avançado Abel Ruiz.

Procuram agora voltar a erguer um troféu cuja conquista já tinham festejado em 2012/13 e 2019/20.

É, também essa, a vontade dos amigos Cláudio Silva e Paulo Rebelo, que viajaram de Braga até Leiria com as respetivas famílias.

Depois de afirmarem já terem visto o Sporting de Braga ganhar algumas taças, os dois amigos anteciparam "um jogo difícil", mas em que "mesmo assim o [Sporting de] Braga, com dificuldades, vai ganhar".

"Fica 1-0 e marca o Abel Ruiz", perspetivou Paulo Rebelo, prognóstico que teve a concordância do amigo.

Esta será a segunda vez que os dois emblemas se vão defrontar na presente temporada, sendo que o 'saldo' é favorável aos minhotos, que venceram por 3-1, após reviravolta, em jogo referente à 12.ª jornada da I Liga, disputado a 03 de dezembro de 2023.

De resto, a final da Taça da Liga de futebol está marcada para as 19:45 e terá arbitragem de Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.

O Estoril Praia procura fazer história e tornar-se 'campeão de inverno' pela primeira vez na história, enquanto o Sporting de Braga quer conquistar o troféu pela terceira vez.

Leia Também: Sp. Braga-Estoril: Siga aqui em direto a final da Taça da Liga

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório