Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Fernando Gomes condena vaias "inaceitáveis" a João Mário: "Clubite"

Presidente da Federação Portuguesa de Futebol falou em "falta de respeito, clube, divisão e ingratidão".

Fernando Gomes condena vaias "inaceitáveis" a João Mário: "Clubite"
Notícias ao Minuto

09:22 - 24/03/23 por Lusa

Desporto Seleção nacional

Fernando Gomes considerou nesta sexta-feira inaceitáveis as vaias dedicadas ao médio João Mário por parte do público no Estádio José Alvalade, em Lisboa, durante a goleada a Liechtenstein, na quinta-feira.

"Foi com incredulidade, tristeza e desagrado que vi ontem um jogador da seleção nacional, João Mário, ser assobiado por uma parte do público presente", pode ler-se na mensagem hoje divulgada pelo organismo que rege o futebol nacional.

O médio do Benfica foi aposta do selecionador Roberto Martínez na parte final do encontro do Grupo J de qualificação para o Euro'2024, ao substituir Bruno Fernandes, aos 89 minutos, tendo, na altura, sido assobiado e apupado quando entrou no terreno de jogo e sempre que teve intervenção na partida.

"Ainda que não tome a parte pelo todo e tenha, igualmente, constatado que a imensa maioria dos presentes apoiou João Mário nos momentos seguintes, considero inaceitável que qualquer jogador da seleção nacional possa ser vaiado pelos seus próprios adeptos ao entrar em campo, ainda mais quando se trata de alguém que, recordo e sublinho, se estreou pelas seleções nacionais com 15 anos, jogou em todos os escalões de formação (sub-15, sub 16, sub-17, sub-18, sub-19, sub-20 e sub-21), tem 56 internacionalizações pela equipa principal e se sagrou campeão europeu em França", recordou Fernando Gomes.

João Mário joga no Benfica desde 2021/21, depois de ter sido cedido pelo Inter Milão no Sporting, clube no qual cumpriu a sua formação e do qual só saiu por empréstimo para o Vitória de Setúbal e a troco de 30 milhões de euros para os 'nerazzurri', que também o chegaram a ceder a West Ham e Lokomotiv Moscovo.

"A falta de respeito, a clubite, a divisão e a ingratidão têm de ser condenadas e expostas publicamente. Este episódio deixou magoados jogadores, equipa técnica e 'staff' que formam a seleção nacional e não pode repetir-se, seja com quem for", vincou Fernando Gomes, na mensagem publicada no site da FPF.

O líder federativo evocou as palavras de outro antigo jogador do Sporting, após o encontro, para apontar o caminho.

"Como o João Palhinha afirmou ontem [na quinta-feira], muito bem, o legado que temos de deixar às gerações vindouras deve ser o dos valores positivos do desportivismo, patriotismo e dedicação ao futebol. É isso que a seleção nacional representará sempre", rematou.

Portugal visita o Luxemburgo no domingo, na segunda jornada do Grupo J de qualificação para o Euro2024, que lidera juntamente com a Bósnia-Herzegovina, vencedora em casa frente à Islândia (3-0), enquanto Eslováquia e os luxemburgueses empataram 0-0.

Leia Também: Vitória puxa vitória? O dado animador da carreira de Roberto Martínez

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório