Diferença de preços de chamadas móveis na Europa é de 774%

Os preços das chamadas móveis nacionais nos países da União Europeia (UE) chegam a atingir uma diferença de 774%. A Holanda é o país onde se praticam as tarifas mais caras, e a Lituânia é o território onde as chamadas são mais baratas, divulgou hoje a Comissão Europeia.

--

©

Lusa
06/08/2013 15:08 ‧ 06/08/2013 por Lusa

Tech

Telecomunicações

De acordo com os dados da Agenda Digital da UE, comparando preços de 2011 de chamadas domésticas (dentro do próprio país), na Holanda o custo médio de uma chamada móvel por minuto ronda os 14,7 cêntimos, enquanto na Lituânia o valor é de 1,9 cêntimos.

Portugal, quase a meio da tabela dos 28 países analisados, cobra em média 7,6 cêntimos, ou seja, mais 5,7 cêntimos do que o país mais barato da União Europeia.

Segundo a Comissão Europeia, "os utilizadores de telemóveis na União Europeia enfrentam uma enorme diferença de preços pelos mesmos serviços".

Esta disparidade de preços "não pode ser explicada pelas diferenças na qualidade, custo de fornecimento do serviço ou por diferenças do poder de compra do consumidor entre países", adianta a Comissão Europeia, em comunicado.

"Como estes números claramente mostram, atualmente os 28 mercados de telecomunicações nacionais na Europa não estão a beneficiar os consumidores como deveria acontecer num mercado único. É crítico para toda a União Europeia avançar para a construção de um mercado único para alcançar um continente verdadeiramente ligado", afirmou a vice-presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes, citada no comunicado.

Segundo Bruxelas, há muito menos diferenças de preços entre outras categorias de bens básicos e serviços no mercado único europeu do que no setor das telecomunicações.

A Comissão Europeia dá como exemplo o preço de um litro de leite no mercado único, que oscila entre os 0,69 euros e os 0,99 euros, o que corresponde a uma diferença de 43%. Já no caso da compra de um iPad, a diferença de preços pode rondar um máximo de 11% de diferença na UE.

Em termos de chamadas de telemóveis internacionais, as diferenças oscilam entre os 0,35 euros por minuto da França (operadora Orange), Hungria (Telenor) e Itália (TIM) e as de 1,19 euros do Reino Unido (Vodafone).

A Bélgica (Belgacom) apresenta o segundo preço mais alto, de 0,97 euros, seguida da Alemanha (O2), com 0,75 euros, Espanha (Movistar), com 0,65 euros, e de Portugal (Vodafone), cujo preço por minuto é de 0,465 euros.

Ainda dentro das chamadas móveis internacionais, registe-se que a alemã T-Mobile apresenta um preço mais baixo que a congénere O2 pelo mesmo serviço, no valor de 0,48 euros por minuto.

Em setembro, Neelie Kroes vai apresentar um novo pacote que visa fortalecer o mercado único das telecomunicações.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas