Meteorologia

  • 19 OUTUBRO 2018
Tempo
23º
MIN 22º MÁX 24º

Edição

Objeto extraterrestre faz cientistas repensarem origem do universo

Rocha Hypatia foi encontrada no deserto do Saara, no Egito, mas os elementos que se encontram dentro dela não existem em nenhum lugar já conhecido pelo Homem.

Objeto extraterrestre faz cientistas repensarem origem do universo
Notícias ao Minuto

17:21 - 11/01/18 por Notícias Ao Minuto 

Tech Mistério

A origem da rocha Hypatia, encontrada no deserto do Saara, no Egito, em 1996, ainda é um mistério para os cientistas. Um estudo revelou que os elementos que a compõem não podem ser encontrados em nenhum lugar da Terra, ou mesmo em qualquer parte do Sistema Solar.

De acordo com esta pesquisa, a rocha é composta por minerais que não pertencem a nenhum meteorito ou cometa. Ou seja, os elementos que se encontram dentro dela não existem em nenhum lugar já conhecido pelo Homem.

Apesar de ter sido descoberta em 1996, só em 2013 os investigadores da Universidade de Johannesburgo (África do Sul) confirmaram que a Hypatia é de origem extraterrestre, tornando-se assim um objeto único na Terra.

Para saber mais sobre essa rocha misteriosa, os cientistas analisaram a sua composição química e descobriram que não possui um mineral conhecido como silicato, que geralmente é encontrado em objetos espaciais que se movem dentro do Sistema Solar.

Notícias ao Minuto

Nessa pesquisa, o investigador principal, Jan Kramers, destacou que a pedra rompe todas as teorias. "Nos meteoritos do tipo condrito, observa-se uma pequena quantidade de carbono e considerável quantidade de silício. Mas a Hypatia tem uma enorme quantidade de carbono e uma quantidade excepcionalmente pequena de silício", explicou, acrescentando que a Hypatia se formou num ambiente frio.

Os componentes do carbono ou os hidrocarbonetos policíclicos presentes na Hypatia, são elementos principais da poeira interestelar — acredita-se que existam mesmo antes da formação do nosso Sistema Solar. Portanto, o último estudo sobre a composição química da pedra, poderá dar novo impulso aos cientistas para reconsiderarem a formação do Universo.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório