O Facebook mostra publicações na sua rede social de acordo com uma grande variedade de parâmetros, nomeadamente género, raça e idade. Nada disto é novidade, com a notícia a ser que a rede social também só mostra anúncios de emprego para utilizadores com uma determinada idade, algo que é considerado discriminatório.
A denúncia foi feita pelo ProPublica e pelo The New York Times, indicando que foram encontrados anúnciosno Facebook que só são mostrados a pessoas entre os 25 e os 36 anos, excluindo por inteiro pessoas mais velhas que poderiam vir a ser consideradas para a vaga. Confrontado com estas notícias, o vice-presidente do Facebook, Rob Goldman, tentou defender a posição.
“Usado de forma responsável, o direcionamento com base em idade para efeitos de empregar é uma prática aceite na indústria e por bons motivos: ajuda os empregadores a recrutar e pessoas de todas as idades em encontrar trabalho”, pode ler-se no comunicado partilhado pelo The Next Web.
Goldman tenta ainda comparar o direcionamento de ofertas de emprego na rede social com a forma como programas de televisão são criados para atender aos gostos de determinados grupos demográficos. A diferença está no facto de pessoas de diferentes idades ainda terem a possibilidade de assistir a esses programas e não serem excluídos como acontece em anúncios de emprego.