Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Já se sabe quem será 'condutor' nos carros autónomos da Google

Esta definição era um dos principais entraves à entrada no mercado dos veículos autónomos.

Já se sabe quem será 'condutor' nos carros autónomos da Google
Notícias ao Minuto

11:40 - 10/02/16 por Miguel Patinha Dias com Elsa Pereira

Tech Adaptação

Até agora um dos principais pontos de discussão sobre os veículos autónomos estava na definição do que é o ‘condutor’. Numa situação real de acidente onde estivesse envolvido um automóvel autónomo da Google quem seria responsabilizado? De acordo com a entidade reguladora National Highway Transportation Safety Administration (NHTSA) o responsável será o computador dentro do carro.

A indústria automóvel e a respectiva entidade reguladora tem resistido a mudar os regulamentos uma vez que estes estão em voga há já várias décadas. A decisão, mesmo que preliminar, é o primeiro passo em direcção a uma realidade onde os veículos autónomos possam chegar ao mercado.

“O labirinto intrincado de questões legais que rodeiam veículos autónomos é um problema tão grande para a sua chegada como os desafios tecnológicos que sobram. Todavia, se a NHTSA estiver preparada para nomear a inteligência artificial como uma alternativa viável a veículos controlados por humanos pode simplificar substancialmente o processo de colocar veículos autónomos na estrada”, comentou à Reuters um analista da indústria automóvel, Karl Krauer.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório