Criado na Suécia em 2006, o Spotify é um serviço que dá aos cibernautas acesso gratuito ou por subscrição, a milhares de músicas. Disponível em países como Reino Unido, Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália, o Spotify chega hoje à rede portuguesa, escreve a Blitz.
O Spotify permite um acesso gratuito aos cibernautas, embora o número de horas mensal disponível seja limitado. Outra das limitações deste serviço não-pago é o facto de as músicas serem interrompidas com anúncios publicitários.
No entanto, para quem prefere pagar para não ser interrompido enquanto ouve música, o Spotify criou dois pacotes. O primeiro, o Spotify Premium, tem um custo de 6,99 euros e permite aos cibernautas fazer downloads e ouvir música em qualquer dispositivo com ligação à Internet, mesmo que esteja em modo offline.
Com o segundo pacote, o Spotify Unlimited, os utilizadores podem, por 4,99 euros, ter acesso ilimitado e livre de publicidade aos milhares de músicas disponíveis.
O agregador de músicas está disponível para Windows, Mac OS X e Linux, bem como para tablets, iPhones e smartphones.
Em declarações à Blitz, o director da Associação Fonográfica Portuguesa, Eduardo Simões, explicou que o “aumento da oferta legal disponibilizada pelo Spotify vai ajudar um mercado que ainda está maioritariamente assente na venda de suportes físicos a aproximar-se de outros mais desenvolvidos, onde a distribuição digital já tem uma quota muito significativa no total das vendas de música".