A Microsoft encerrou o suporte de segurança gratuito para o Windows 10 esta semana, embora milhões de pessoas ainda utilizem computadores pessoais com o sistema operativo mais antigo.
Para incentivar as pessoas a atualizarem, a empresa 'software' anunciou hoje novos recursos do Windows 11, a maioria deles integrando ainda mais o chatbot de IA da empresa, Copilot, à experiência de uso de um computador portátil.
Entre os recursos está um modo de voz que permite aos utilizadores ditar "Hey, Copilot" para começar a conversar com o computador, em vez de escrever.
O vice-presidente executivo e diretor de marketing da divisão de consumidores da Microsoft, Yusuf Mehdi, argumentou que conversar com um computador portátil será "tão transformador quanto o rato e o teclado" na definição da experiência do PC.
A Microsoft afirma que todos os utilizadores do Windows 11 também terão agora acesso ao Copilot Vision, um recurso de IA que pode analisar e dar 'feedback' sobre os documentos, videojogos e outras atividades que ocorrem no ecrã.
A Microsoft lançou o Windows 10 há uma década e lançou o seu sucessor, o Windows 11, em 2021.
Defensores dos consumidores passaram meses a pedir à Microsoft para estender o suporte técnico a centenas de milhões de dispositivos que não receberão mais correções de segurança automáticas.
"Com o fim do Windows 10, os utilizadores enfrentam a escolha entre se expor a ataques cibernéticos ou descartar seus computadores antigos e comprar novos", disse Brenna Stevens, do Oregon State Public Interest Research Group.
A Microsoft disse que as pessoas podem pagar a mais por um ano de suporte de segurança estendido até outubro de 2026. Alguns utilizadores, incluindo os da União Europeia, bem como os utilizadores dos EUA que podem sincronizar com o serviço de nuvem da Microsoft, poderão obter esse suporte prolongado gratuitamente.
Leia Também: Start Campus escolhida para colocação de chips da Nvidia