A Start Campus anunciou hoje, em comunicado, "a primeira e maior colocação no espaço da União Europeia de GPUs Blackwell Ultra GB300 da NVIDIA, no seu centro de dados SIN01, em Sines".
"A Nscale - plataforma global de IA nativa com sede na Europa - escolheu Portugal e a Start Campus devido à sua localização estratégica, capacidade de entrega e possibilidade de expansão", sendo que a instalação vai entrar em operação no primeiro trimestre de 2026, no SINES Data Center.
O CEO da empresa, Robert Dunn, disse, citado em comunicado, que "com esta parceria, o primeiro edifício SIN01 atinge a sua capacidade máxima, já se encontrando em expansão devido à elevada procura, e comprovando que o SINES Data Campus é um exemplo de sucesso a nível mundial, preparado para receber volumes de trabalho de IA de última geração".
A Start Campus está a construir e a operar o projeto SINES DC, um campus de centros de dados de 1,2 GW em Portugal.
O Ministro da Economia e Coesão Territorial, Castro Almeida, defende, citado em comunicado, que "este investimento em Sines confirma a confiança internacional em Portugal como destino de inovação e tecnologia, reforçando a nossa posição na economia digital global e criando condições para atrair talento e investimento de elevado valor acrescentado".
Já o Ministro das Infraestruturas e Habitação de Portugal, Miguel Pinto Luz, salientou, também em comunicado, que "Sines demonstra a convergência da transição digital com a posição geográfica única de Portugal, particularmente nesta localização, que desempenha um papel geoestratégico relevante ao tornar-se um centro digital líder para a futura colocação de novos cabos submarinos".
Leia Também: Nvidia lança esta semana o DGX Spark, um "supercomputador pessoal de IA"