Procurar

Estudo: Trabalhadores dizem que tecnologia tem impacto negativo

A maioria dos trabalhadores diz que as ferramentas e soluções tecnológicas adotadas no local de trabalho tem tido um impacto negativo nas suas vidas, com muitos a defenderem que as empresas devem apostar em mais formação e recursos de aprendizagem.

Estudo: Trabalhadores dizem que tecnologia tem impacto negativo

© Shutterstock

Miguel Patinha Dias
06/10/2025 21:51 ‧ há 9 horas por Miguel Patinha Dias

Um novo estudo levado a cabo pela Adaptavist indica que, apesar de a tecnologia ajudar a melhorar a eficiência de muitas profissões, os trabalhadores nem sempre consideram que o impacto é positivo.

 

O estudo indica que 63% dos trabalhadores acredita que, no espaço do último ano, a tecnologia teve impacto negativo nas suas vidas, mostrando-se até descontentes com as soluções apresentadas pelas respectivas entidades empregadoras.

Há até trabalhadores (23%) que dizem ter procurado um novo trabalho devido a ‘stress’ causado por tecnologia, com um em 20 a dizer mesmo que acabou por se despedir como resultado deste elemento.

Entre as preocupações citadas pelos trabalhadores que participaram neste estudo está a exigência de que estejam sempre online, com cerca de um quinto dos participantes (19%) a afirmar ter sentido pressão para se manter conectado mesmo fora dos escritórios.

O estudo refere que 41% dos participantes gostaria de ter mais formação para usar estas novas ferramentas tecnológicas e 45% adianta que queria ter mais recursos de aprendizagem.

“As empresas que foram bem-sucedidas em prevenir ‘burnout’ ou desinteresse vão focar-se em mais do que escolher as ferramentas certas; vão focar-se nos elementos humanos, desde preservar a autonomia dos trabalhadores a criarem culturas de apoio na adoção da tecnologia”, pode ler-se nas conclusões deste estudo da Adaptavist partilhado pelo site TechRadar.

Leia Também: OpenAI 'recruta' AMD para desenvolver infraestrutura de IA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10