Nos últimos tempos têm circulado rumores sobre a intenção da Samsung em lançar os seus primeiros óculos de realidade virtual e aumentada - conhecidos como Project Moohan - e o anúncio oficial até chegou a estar previsto para o final de setembro. No entanto, os planos da empresa parecem ter sido alterados.
Diz o site ChosunBiz que o evento de apresentação do Project Moohan, originalmente apontado para o dia 29 de setembro, foi adiado para 22 de outubro. A publicação refere que as inscrições para o Project Moohan deverão ter lugar entre os dias 15 e 21 de outubro, com o lançamento a estar agora previsto para o dia 22 de outubro.
Ao que parece, este plano da Samsung está previsto apenas para a Coreia do Sul que, num primeiro momento, deverá ser o único mercado a receber nas lojas o Project Moohan. No entanto, a Samsung tem intenções de, gradualmente, fazer chegar este novo produto a outros mercados onde reconheça que tenham potencial para aderir ao Project Moohan.
Serve recordar que o Project Moohan foi desenvolvido pela Samsung em parceria com a Google e a Qualcomm e que, de acordo com os rumores, está previsto serem produzidas apenas 100 mil unidades deste produto. O preço deverá situar-se entre os 1.500 e os 2.400 euros.
Ainda assim, teremos de aguardar que a Samsung anuncie mais detalhes a respeito deste produto, o qual representará a entrada da empresa sul-coreana num mercado completamente novo e no qual a Apple já se encontra presente com os Vision Pro. No entanto, serve notar que até a ‘Empresa da Maçã’ parece que já se está a voltar para outro mercado onde a Meta tem, atualmente, o grande destaque.
Apple quer lançar óculos inteligentes
A Apple terá decidido suspender o lançamento da versão mais modesta (e barata) dos óculos de realidade virtual e aumentada Vision Pro - conhecidos como Vision Air - para se focar no desenvolvimento de óculos inteligentes para competir com os modelos da Meta criados em parceria com a Ray-Ban.
A informação foi partilhada pelo jornalista Mark Gurman da Bloomberg, notando que os Vision Air, que tinham lançamento previsto para 2027, foram afinal colocados na ‘prateleira’. Agora, o objetivo é “redirecionar recursos para desenvolver óculos inteligentes que podem rivalizar com produtos da Meta”.
Diz Gurman que, com base em informações de pessoas próximas da empresa que pediram para não ser identificadas, a Apple encontra-se a trabalhar em “pelo menos dois tipos de óculos inteligentes”.
Alegadamente, o primeiro destes pode ser emparelhado com o iPhone, não tem qualquer tipo de ecrã e o plano atual é lançá-lo em 2027. Quanto ao segundo modelo, acredita-se que já estariam equipados com o seu próprio ecrã e têm lançamento previsto para 2028, com a Apple a querer aparentemente “acelerar o desenvolvimento”.
Serve recordar que, de acordo com números partilhados pelo CEO da EssilorLuxottica (dona da Ray-Ban) no começo de 2025, os óculos inteligentes da Meta já venderam 2 milhões de unidades desde 2023.
Acredita-se que este número deverá continuar a aumentar nos próximos meses, sobretudo com o lançamento recente dos Meta Ray-Ban Display - os primeiros óculos da Meta com ecrã integrado numa das lentes.
Leia Também: Google desvendou nova coluna caseira equipada com o Gemini