Depois de meses a partilhar alguns vislumbres da sua próxima coluna caseira, a empresa tecnológica anunciou oficialmente a nova Google Home e confirmou que será compatível com a sua própria Inteligência Artificial - o Gemini.
Assim sendo, a nova coluna Google Home poderá ser usada para interagir com o assistente de Inteligência Artificial e os utilizadores poderão perguntar ao Gemini em discurso natural pelas mais variadas informações, desde o estado do tempo, passando por qualquer curiosidade que tenham.
“O Gemini para a [Google] Home é inteligência para toda a tua casa”, afirmou o responsável de produto para a divisão Home e Nest da Google, Anish Kattukaran. “Não vai apesar substituir o Assistant nas colunas e ecrãs, também vai ser uma melhoria para os outros dispositivos, para as tuas câmaras, campainhas, onde interages com esses dispositivos e levar essa inteligência de forma coletiva para toda a tua casa”.
Esta nova coluna Google Home conta com a capacidade de reproduzir áudio em todas as direções e também pode ser adicionada a grupos de outras colunas, criando assim o tão esperado sistema ‘surround’ que os utilizadores deste tipo de dispositivos da Google tanto têm pedido.
Sabe-se que a nova coluna Google Home custará 99 dólares, estará disponível em negro, branco, vermelho e verde claro e será lançada na primavera de 2026.
Infelizmente, Portugal não parece estar incluído na lista partilhada pelo site TechCrunch que revela países onde esta coluna será lançada. De momento, apenas está prevista para os EUA, Canadá, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Espanha, Itália, Países Baixos, Dinamarca, Noruega, Suíça, Finlândia, Bélgica, Suíça, Áustria, Japão, Austrália e Nova Zelândia.
Pode ver acima algumas imagens desta nova coluna caseira da Google.
Leia Também: Gemini ultrapassou ChatGPT como app gratuita mais popular do iPhone