A NASA apresentou na passada segunda-feira a sua mais recente equipa de astronautas, no Johnson Space Center, em Houston, e, pela primeira vez nos seus quase 67 anos de história, tem mais mulheres do que homens.
Esta 24.ª equipa a ser apresentada, sublinhe-se, é aquela que poderá ir à Lua já em 2026 - ou até a Marte, se todos os planos correrem de feição à agência.
Os 10 novos astronautas foram escolhidos entre cerca de 8 mil candidatos e têm idades compreendidas entre os 34 os 40 anos.
Vão agora iniciar um período de dois anos de formação intensiva: serão preparados em campos como a robótica, geologia ou medicina espacial, mas também para sobrevivência em ambientes extremos ou para caminhadas espaciais, em simulações.
Findo este período de treino, poderão participar em missões à Estação Espacial Internacional (ISS) e, claro, deverão ser integrados no programa Artemis.
Os 10 escolhidos, da esquerda para a direita: Ben Bailey, Cameron Jones, Katherine Spies, Anna Menon, Erin Overcash, Adam Fuhrmann, Lauren Edgar, Yuri Kubo, Rebecca Lawler e Imelda Muller© NASA
Artemis deverá levar astronautas à Lua em 2026
NASA desvendou no dia 23 de setembro, numa conferência de imprensa, os primeiros detalhes sobre a sua próxima grande missão - a Artemis II - que levará quatro astronautas a voar à volta da Lua.
A agência espacial norte-americana revelou que a Artemis II contará com o foguetão Space Launch System (SLS) e a cápsula tripulada Orion, explicando que a missão terá uma duração de dez dias. A NASA fará uso deste período para testar novos sistemas - tanto de apoio à sobrevivência dos astronautas, como software e ecrãs que a agência espera usar em futuras missões.
É importante sublinhar que a Artemis II não levará astronautas até à superfície da Lua, esse será o objetivo da missão seguinte, a Artemis III.
No que diz respeito a uma potencial data de lançamento, a NASA afirmou que a Artemis II terá lugar antes de abril de 2026. A agência notou que espera realizar a missão em fevereiro do próximo ano, realçando que executar a Artemis II em segurança é a sua “principal prioridade”.
Leia Também: NASA levará astronautas à Lua no começo de 2026