A NASA desvendou esta terça-feira, dia 23 de setembro, numa conferência de imprensa os primeiros detalhes sobre a sua próxima grande missão - a Artemis II - que levará quatro astronautas a voar à volta da Lua.
A agência espacial norte-americana revelou que a Artemis II contará com o foguetão Space Launch System (SLS) e a cápsula tripulada Orion, explicando que a missão terá uma duração de dez dias. A NASA fará uso deste período para testar novos sistemas - tanto de apoio à sobrevivência dos astronautas, como software e ecrãs que a agência espera usar em futuras missões.
É importante sublinhar que a Artemis II não levará astronautas até à superfície da Lua, com tal objetivo a estar reservado para a missão seguinte, a Artemis III.
Plano para a missão Artemis II © NASA
No que diz respeito a uma potencial data de lançamento, a NASA afirmou que a Artemis II terá lugar antes de abril de 2026. A agência notou que espera realizar a missão em fevereiro do próximo ano, realçando que executar a Artemis II em segurança é a sua “principal prioridade”.
Quem são os astronautas escolhidos?
No total serão quatro os astronautas que participarão na missão espacial Artemis II, um grupo que será composto não só por elementos da NASA como também da Agência Espacial Canadiana.
A missão terá Reid Wiseman como comandante, Victor Glover como piloto e Christina Koch e Jeremy Hansen (da Agência Espacial Canadiana) como especialistas da missão.
É importante notar que esta Artemis II será a primeira missão espacial tripulada a ir além da órbita da Terra desde a icónica Apollo 17 em 1972.
[Notícia atualizada às 15:30]
Leia Também: NASA anuncia descoberta de 6.000 planetas fora do sistema solar