O país (e o mundo) continuam em choque com o descarrilamento do Elevador da Glória em Lisboa e, depois de vários líderes e chefes de estado terem expressado as condolências com as famílias das 16 vítimas, a Google também decidiu manifestar-se publicamente.
Se visitar a versão ‘web’ o motor de busca da Google esta sexta-feira, dia 5, poderá ver um pequeno laço preto logo abaixo do campo de pesquisa e, ao deixar pousado o cursor do rato em cima deste símbolo, poderá ler uma mensagem.
“Os nossos corações estão com as vítimas e famílias do grave acidente em Lisboa”, pode ler–se nesta mensagem.
O motor de busca da Google não é o único serviço da gigante tecnológica norte-americana a mostrar-se de luto, com a versão ‘web’ e aplicação do YouTube a exibir o mesmo laço preto em sinal de solidariedade.
© Google
O que se sabe sobre o acidente?
O acidente do Elevador da Glória deu-se na quarta-feira, dia 3, e entretanto as autoridades portuguesas têm procedido à confirmação das nacionalidades das vítimas e feridos que estiveram envolvidos na tragédia. Além de cinco portugueses, já foram identificados dois sul-coreanos, um suíço, três britânicos, dois canadianos, um ucraniano, um norte-americano e um francês.
Além da identificação das vítimas e da remoção dos destroços, as autoridades portuguesas já se encontram a tentar perceber o que terá estado na origem do acidente. Especula-se que a origem do problema possa estar no cabo de suspensão, mas as conclusões só deverão ser partilhadas após uma investigação que não deverá ultrapassar 45 dias.
Ao final da tarde de quinta-feira, dia 4, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro Luís Montenegro e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa Carlos Moedas participaram numa missa pelas vítimas do acidente e, uma vez terminada a eucaristia, dirigiram-se ao local do acidente onde depositaram flores em homenagem.
Leia Também: Quem são as vítimas de "uma das maiores tragédias humanas" de Portugal?