Muitos especialistas acreditam que, à medida que mais empresas comecem a adotar Inteligência Artificial e (no futuro) até robôs nos seus processos, poderão ser criados problemas no mercado de trabalho e milhares de pessoas fiquem sem os seus empregos.
Esta não é, todavia, a opinião do cofundador e CEO da Nvidia, Jensen Huang. O executivo marcou presença numa entrevista no canal norte-americano Fox Business e afirmou que acredita que, com a maior disseminação de Inteligência Artificial e de robôs, os seres humanos ficarão mais ocupados do que nunca.
“Tenho de admitir que temo que vamos ficar mais ocupados no futuro do que agora”, explicou Huang. “O motivo para isso é porque há muitas coisas que demoram muito tempo para fazer que são agora mais rápidas de fazer. E estou sempre à espera que o trabalho fique feito porque tenho mais ideias. A maioria dos países e das empresas têm mais ideias que sabemos que gostariam de seguir".
Huang acredita que, quanto mais produtiva for a sociedade em que vivemos, mais oportunidades estarão à disposição dos trabalhadores. No entanto, o líder da Nvidia nota que a o advento da Inteligência Artificial e dos robôs tornarão as semanas de quatro dias de trabalho uma realidade
“Provavelmente será o caso de termos semanas de quatro dias de trabalho para termos fins de semana maiores com a família, para lermos e viajarmos. Nada é melhor do que isso”, afirmou Huang.
Leia Também: Lucros da Nvidia crescem 59,2% para 22,7 mil milhões de euros