Ao contrário de rivais como a Samsung, a Huawei, a Xiaomi, a Oppo, a Honor e a Google, a Apple continua a não ter qualquer iPhone de ecrã dobrável no seu catálogo e, ao que parece, alguns utilizadores do telemóvel da ‘Empresa da Maçã’ estão fartos de esperar.
É esta a ideia que fica a partir do inquérito partilhado pela SellCell e que foi feito com base na participação de dois mil utilizadores de iPhone. De acordo com este relatório, 30,3% dos participantes diz que está a considerar adquirir um telemóvel dobrável ao invés do iPhone 17 - que deverá ser apresentado já no dia 9 de setembro.
Este inquérito chega numa altura em que estão a circular rumores que apontam o lançamento do primeiro iPhone de ecrã dobrável para 2026. “Se a Apple esperar até 2026, 20,1% [dos participantes] diz que considera trocar para um dobrável da Samsung e 10,2% diz que considera um modelo da Google”, pode ler-se nas conclusões do estudo.
No entanto, nem tudo são más notícias para a Apple, uma vez que 68,3% dos participantes diz que pretende adquirir o iPhone 17. No entanto, teremos de aguardar para vermos se os seguidores da Apple e fãs do iPhone ficarão convencidos com as novidades que serão partilhadas na próxima semana.
O que esperar do iPhone dobrável?
Os rumores que têm circulado dão conta que a Apple pretende lançar o primeiro iPhone com ecrã dobrável no outono de 2026, com as informações a terem sido recentemente corroboradas pelo jornalista Mark Gurman da Bloomberg.
Agora, Gurman está pronto para avançar com mais alguns detalhes a respeito deste iPhone dobrável e ofereceu até algumas especificações do dispositivo em questão.
De acordo com as informações disponíveis, o iPhone dobrável terá um design semelhante a outros dispositivos deste segmento na medida que poderá ser aberto como um livro e ser usado como um tablet - semelhante ao que acontece hoje em dia com o Galaxy Z Fold da Samsung, por exemplo. Por outro lado, é referido que o ecrã dobrável deste iPhone deverá ter uma nova tecnologia criada para reduzir o ‘vinco’ muitas vezes verificado na zona da dobradiça neste tipo de telemóveis.
Mais ainda, o iPhone dobrável contará com o sensor de impressões digitais Touch ID como tecnologia de autenticação biométrica. Sim, tudo indica que este modelo não contará com o sistema Face ID, o que é capaz de não ser bem visto por todos aqueles que se habituaram a usar o reconhecimento facial do iPhone para, por exemplo, autenticar pagamentos no Apple Pay.
Serve recordar que o último iPhone a ser lançado com Touch ID foi o iPhone SE de 3.ª geração em 2022. O sensor de impressões digitais começou a ser abandonado em 2017 com o lançamento do iPhone X, um telemóvel que recorria exclusivamente ao Face ID como meio de autenticação biométrica.
Outras especificações indicam que o iPhone dobrável estará equipado com um total de quatro câmaras - duas na face traseira, uma no ecrã interno e outra na face traseira. No interior deverá estar o modem C2 desenvolvido pela própria Apple e que, em 2026, poderá ser encontrado também no iPhone 18 Pro e no iPhone 18 Pro Max. Não deverá estar presente a possibilidade de usar um cartão SIM físico.
Esta não é a primeira vez que circulam rumores sobre as especificações do primeiro iPhone dobrável. No começo de 2025 o analista Ming-Chi Kuo afirmou que o ecrã interno do iPhone dobrável teria 7,8 polegadas e que o externo teria 5,5 polegadas.
Leia Também: O iPhone 17 pode ser um 'ponto de viragem' para a Apple na Europa