Depois de muitos rumores e expetativa, a Apple confirmou as informações que têm circulado nas últimas semanas e anunciou que o seu evento anual dedicado à apresentação de novos produtos terá lugar no dia 9 de setembro.
Como é costume, o evento terá lugar no anfiteatro Steve Jobs Theater situado na sede da Apple em Cupertino e será certamente transmitido em direto a partir dos canais oficiais da empresa. A apresentação começará às 18:00 (hora de Lisboa).
No que diz respeito às novidades que a Apple deve partilhar neste evento, é praticamente garantido que ficaremos a conhecer a próxima geração de telemóveis - a série iPhone 17. Os rumores que têm circulado indicam que serão revelados o iPhone 17, o iPhone 17 Pro e o iPhone 17 Pro Max e o iPhone 17 Air, com este último a ser especialmente interessante tendo em conta que deverá ser o telemóvel mais fino alguma vez lançado pela Apple.
© X / MKBHD
Além dos iPhones, acredita-se que a empresa apresentará oficialmente dois novos relógios inteligentes - o Apple Watch Series 1 e o Apple Watch Ultra 2 - assim como uma nova geração dos fones sem fios AirPods Pro.
De resto, é sempre possível termos direito a algumas surpresas de última hora, pelo que o melhor será mesmo garantir que estará atento para saber tudo o que a ‘Empresa da Maçã’ vai anunciar.
Um plano a três anos
O anúncio deste ano do iPhone 17 Air é apontado com um primeiro passo da Apple num plano maior da empresa para 'reinventar' o seu telemóvel - sem dúvida o produto mais popular da empresa.
Face às críticas de falta de inovação com o iPhone nos últimos anos, diz o jornalista Mark Gurman da Bloomberg que a Apple tem um plano para os próximos três anos para inverter esta tendência.
Tudo começará com o iPhone 17 Air deste ano e que, de acordo com os rumores, será o telemóvel mais fino de sempre da Apple. Recordar que este novo modelo substituirá o iPhone 16 Plus do ano passado no alinhamento de telemóveis da Apple para este ano.
À exceção da espessura de 5,5mm, este iPhone Air continuará a ser relativamente familiar para os utilizadores habituais do iPhone que, desta forma, poderão esperar pela grande novidade em 2026.
No próximo ano ficaremos a conhecer o primeiro iPhone com ecrã dobrável que, de acordo com Gurman, terá um design semelhante a outros dispositivos deste segmento já disponíveis no mercado e que, ao serem abertos como um livro, exibem um ecrã interior flexível de maiores dimensões.
Este iPhone de ecrã dobrável servirá também para a Apple recuperar algumas das suas ‘antigas’ tecnologias, com as informações disponíveis a indicarem que este modelo contará com o sensor de impressões digitais Touch ID ao invés do sistema de reconhecimento facial Face ID para autenticação biométrica.
Os fornecedores da Apple esperam começar a produção em massa dos componentes necessários para o iPhone dobrável no começo do próximo ano e a tempo que o telemóvel possa chegar às lojas no outono de 2026.
Estes planos da Apple incluem também 2027 - o ano em que o iPhone completará o seu 20.º aniversário e uma ocasião que a ‘Empresa da Maçã’ pretende aproveitar para desvendar algo nunca antes visto pelos fãs do telemóvel.
As informações disponíveis indicam que o “iPhone 20” (como é conhecido neste momento) será composto por um único pedaço de vidro curvo que, diz Gurman, tirará partido da interface Liquid Glass presente na próxima versão do sistema operativo da Apple - o iOS 26.
Leia Também: iPhone 17 Pro pode ganhar opção disponível (há muito) no Android