A Nothing terá feito passar fotografias disponíveis em bancos de imagens como imagens captadas pela câmara do mais recente telemóvel da marca, o Phone (3), diz o site The Verge.
A publicação afirma que cinco das alegadas amostras que servem para ilustrar as capacidades do Phone (3) no departamento de fotografia são, afinal, fotografias licenciadas captadas com outras câmaras.
Um dos fotógrafos responsáveis por uma destas fotografias confirmou (de forma anónima) ao site The Verge ser o autor, partilhando até os ficheiros que provam que a imagem não foi tirada com um Phone (3). Mais ainda, o fotógrafo diz também que a fotografia em questão foi captada em 2023, ao passo que o Phone (3) foi lançado em julho de 2025.
Outro fotógrafo, de nome Roman Fox, adiantou ao site Android Authority ser o responsável por outra imagem exibida pela Nothing como uma amostra das capacidades da câmara do Phone (3). Tal como no caso do fotógrafo anónimo como no de Fox, a Nothing pagou pelo uso das imagens em ambos os casos.
A Nothing já reagiu publicamente ao caso e, numa publicação partilhada na rede social X, afirma que as imagens em questão eram suposto ser ‘placeholders’ que, eventualmente, seriam substituídos por fotografias captadas por membros da comunidade de utilizadores.
“Estamos a investigar o assunto internamente para garantir que isto não acontece de novo”, afirmou o cofundador da Nothing, Akis Evangelidis. “Isto um descuido lamentável e quero sublinhar que não houve qualquer má intenção”.
Re the Phone (3) live demo units (LDU) in some stores using stock imagery - let me explain. An initial version of the LDU needs to be submitted with placeholders around 4 months before launch, to be implemented and tested as we ramp up towards mass production. Once we enter mass…
— Akis Evangelidis 🦞 (@AkisEvangelidis) August 27, 2025
Leia Também: Depois de topo de gama, Nothing deve apostar em novo tipo de telemóvel