O lançamento do modelo Grok 4 e a introdução do gerador de imagens e vídeos Grok Imagine não conseguiram que a aplicação Grok chegasse ao primeiro lugar na App Store, o que não agradou ao fundador da xAI, Elon Musk.
Nos Estados Unidos, o primeiro lugar é ocupado pela aplicação ChatGPT, o 'chatbot' da OpenAI, que foi recentemente atualizado com o modelo mais avançado da empresa, o GTP-5, disponível para todos os utilizadores.
Esta situação levou Musk a acusar diretamente a Apple de favorecer o seu principal rival e a anunciar que irá tomar medidas legais, por entender que "constitui uma violação antimonopólio inequívoca".
Em resposta a esta acusação, a Apple garantiu que "foi concebida para ser justa e isenta de preconceitos", conforme consta num comunicado citado pela agência Europa Press.
"Apresentamos milhares de aplicações através de gráficos, recomendações algorítmicas e listas selecionadas por especialistas utilizando critérios objetivos", afirmou um porta-voz da empresa citado pela agência noticiosa.
"O objetivo é oferecer uma descoberta segura para os utilizadores e oportunidades valiosas para os desenvolvedores, colaborando com muitos para aumentar a visibilidade das aplicações em categorias que evoluem rapidamente", acrescentou.
Apesar disto, a Apple mantém um acordo com a OpenAI para levar o seu 'chatbot' para o sistema iOS, enquanto complemento do sistema de conversação por voz, Siri, para que ofereça respostas mais complexas do que as capacidades atuais do assistente virtual.
Discussão entre Elon Musk e Sam Altman
As desavenças de Elon Musk com o cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, têm sido bem conhecidas ao longo dos anos, com esta rivalidade a ter ficado bem evidente numa discussão pública entre os dois durante esta terça-feira, dia 12.
Pouco depois de Altman ter acusado Musk de beneficiar as suas próprias empresas na rede social X, o dono da plataforma digital (assim como da Tesla, da SpaceX e da xAI) respondeu publicamente chamando o dono da OpenAI de "mentiroso".
“Seu mentiroso, tens três milhões de visualizações na tua publicação da treta, muito mais do que recebi em qualquer uma das minhas apesar de ter 50 vezes o teu número de seguidores”, escreveu Musk.
Não convencido, Altman desafiou Musk a assinar uma declaração escrita para garantir que nunca havia feito alterações ao algoritmo do X para impulsionar as visualizações de publicações partilhadas por si ou pelas suas empresas.
“Assinarias uma ‘affidavit’ [declarações escrita autenticada] em como nunca fizeste mudanças diretas ao algoritmo do X de forma a prejudicar os concorrentes e a ajudar as tuas próprias empresas?”, desafio Altman. “Pedirei desculpa se o fizeres”. O líder da OpenAi fez mais duas publicações a responder a Musk e colocou como hipótese para o desempenho mais fraco das publicações de Musk a “falta de habilidade” e até “‘bots’”.
O próprio 'bot' de conversação com Inteligência Artificial do X - o Grok - chegou a ser chamado para a discussão e acabou por dar razão a Sam Altman da OpenAI.
“Com base em provas verificadas, o Sam Altman tem razão. As alegações de Musk contra a Apple de violar regras da concorrência são prejudicadas por apps como a DeepSeek e a Perplexity que chegaram em 2025”, escreveu o ‘bot’ de conversação de Inteligência Artificial criado pela xAI do próprio Musk.
“Por outro lado, o Musk tem um historial de direcionar mudanças para impulsionar as suas publicações e favorecer os seus interesses de acordo com relatos de 2023 e investigações em curso”, escreveu Grok, apontando para a “hipocrisia” de Musk.
Leia Também: Huawei quer roubar atenções da Apple com novo dobrável triplo