Procurar

Meta adquire startup para tornar conversas com IA mais naturais

O site The Information avançou com a notícia que a Meta terá completado o processo de adquisição de uma nova startup, fundada para desenvolver um modelo de linguagem para tornar as conversas com IA mais naturais.

Meta adquire startup para tornar conversas com IA mais naturais

© Shutterstock

Miguel Patinha Dias
11/08/2025 22:31 ‧ há 1 mês por Miguel Patinha Dias

Tech

Meta

O desenvolvimento de Inteligência Artificial tem sido o principal foco da Meta nos últimos meses, com a contratação de talento que vai desde a investigadores de empresas rivais a jovens prodígios de 24 anos por 250 milhões de dólares a ser também complementada com a aquisição de empresas nesta área.

 

Agora, diz o site The Information que a gigante tecnológica liderada por Mark Zuckerberg terá completado a aquisição de uma mais startup de Inteligência Artificial. Chama-se WaveForms, foi fundada em dezembro de 2024 pelo ex-OpenAI Alexis Conneau e ex-Google Coralie Lemaitre e desenvolveu um grande modelo de linguagem de áudio.

Apesar de não se conhecerem os valores envolvidos no negócio, sabe-se que, além da aquisição da WaveForms, Conneau e Lemaitre vão juntar-se ao Meta Superintelligence Labs (MSL) - a equipa de investigadores e especialistas que se encontram a trabalhar em superinteligência de IA.

De acordo com a página oficial da WaveForms no LinkedIn, a empresa foi fundada com a missão de “resolver o Teste de Turing da Fala” e também “levar a inteligência emocional para a Inteligência Artificial”.

Levando em conta o conhecido Teste de Turing, fica claro que a WaveForms tinha como objetivo criar um modelo de linguagem de tal forma natural e expressivo que fosse impossível para um ser humano saber se estava a falar com uma pessoa ou um computador. 

Não se sabe até que ponto é que a Meta pretende integrar o modelo de linguagem da WaveForms no trabalho que se encontra a desenvolver, mas é provável que os dois fundadores possam contribuir para tornar a Inteligência Artificial da empresa de Zuckerberg mais natural.

Leia Também: Instagram com acesso à localização? O que deve fazer para se proteger

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10