Desinformação veiculada por 'bots' de conversa de IA aumentou em junho

A desinformação veiculada por ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa aumentou de 24% em maio para 40% em junho, refletindo um crescimento de notícias de última hora, segundo um relatório da organização especializada em desinformação NewsGuard.

Primeiro jornal exclusivamente 'online' Diário Digital fecha após 17 anos

© Lusa

Lusa
10/07/2025 10:06 ‧ há 6 horas por Lusa

Tech

Inteligência Artificial

Os 11 principais 'chatbots' de IA (assistente virtual que usa inteligência artificial e programação para comunicar por texto com utilizadores) repetiram, em junho, afirmações falsas 28,49% das vezes e ofereceram uma não-resposta 11,51% das vezes.

 

Em junho, verificou-se uma taxa de 40% de respostas com afirmações falsas ou uma não-resposta, um aumento em comparação com os 24% detetados em maio. 

"A onda de eventos de notícias de última hora de alto perfil em junho de 2025, incluindo o surto da guerra Israel-Irão, os debates no Congresso dos EUA e a guerra na Ucrânia resultaram num alta percentagem de informações falsas repetidas pelos 'chatbots' de IA", lê-se no relatório.

Neste sentido, "os sistemas de IA podem tornar-se amplificadores não intencionais de informações falsas quando os dados fiáveis são abafados pela repetição e pela viralidade, especialmente durante eventos de grande movimento", refere.

No mês passado, "a narrativa falsa mais repetida e testada pela NewsGuard foi a alegação de que um avião de carga militar chinês voou secretamente para o Irão para apoiar o Governo de Teerão durante a guerra com Israel", o que para a organização demonstra a vulnerabilidade à informação poluída associada a acontecimentos de desenvolvimento rápido e de grande importância.

O relatório refere ainda que as contas na rede social X operadas por IA das empresas Perplexity e Grok, às quais os utilizadores recorrem frequentemente para verificar factos, também veicularam a informação como verdadeira.

"Durante os primeiros dias do conflito israelo-iraniano, o Grok expôs falhas e limitações significativas na capacidade do 'chatbot' de IA para fornecer informações precisas, fiáveis e consistentes em tempo de crise", lê-se na informação disponibilizada.

A NewsGuard é uma organização especializada na luta contra a desinformação que explora notícias e a forma como a desinformação se espalha 'online', com o objetivo de descobrir as forças que moldam as narrativas falsas disseminadas na internet.

Deste relatório fazem parte ferramentas de IA como o ChatGPT-4 (OpenAI), o Grok (xAI), o Claude (Anthropic) e o Gemini (Google).

Leia Também: Elon Musk culpa utilizadores por comentários antissemitas do Grok

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas