Empresa espanhola utiliza IA para detetar risco de AVC em tempo real

O Centro Nacional de Supercomputação de Barcelona (BSC-CNS) promoveu a criação de uma empresa paralela, denominada OneCareAI, especializada na deteção em tempo real do risco de AVC utilizando Inteligência Artificial (IA) e 'smartwatches'.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
21/05/2025 07:21 ‧ há 6 horas por Lusa

Tech

OneCareAI

A OneCareAI oferece uma tecnologia que aplica a IA e a supercomputação para fornecer uma deteção precoce, personalizada e em tempo real do risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) com base em dados de eletrocardiogramas de 'smartwatches'.

 

Esta tecnologia, desenvolvida no BSC como parte do projeto Innostroke, tem também potencial para ser aplicada a doenças cardiovasculares, metabólicas e respiratórias, afirmou o centro de supercomputação em comunicado.

O AVC é uma das doenças com maior impacto global e, só em Espanha, 120 mil pessoas sofrem de AVC todos os anos, das quais cerca de 25.000 morrem.

Consequentemente, é considerado a segunda principal causa de morte, a terceira principal causa de incapacidade e uma das principais causas de demência no mundo.

A OneCareAI introduz no mercado uma tecnologia precisa e não invasiva que utiliza dados de eletrocardiogramas (ECG) recolhidos a partir de dispositivos portáteis e incorpora informações sobre o estilo de vida do doente através de uma aplicação móvel.

De acordo com o cofundador da OneCareAI, Davide Cirillo, a empresa traz "uma nova forma de compreender a prevenção médica, reunindo a ciência, a tecnologia e o bem-estar pessoal para se manter à frente das doenças cerebrovasculares e melhorar a qualidade de vida das pessoas".

Embora a empresa esteja inicialmente centrada na prevenção do AVC, a sua tecnologia tem potencial para ser alargada a outras doenças cardiovasculares, metabólicas e respiratórias, abrindo um leque de oportunidades de escalabilidade e desenvolvimento futuro.

O desenvolvimento da nova tecnologia envolveu perfis de várias disciplinas, como especialistas em biotecnologia e engenheiros informáticos dos departamentos de Ciências da Computação e Ciências da Vida do BSC.

Leia Também: IA pode substituir humanos em tarefas perigosas, diz a OIT

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas