Astronautas já 'celebram' 6 meses encalhados no Espaço. E como estão?

O regresso de dois astronautas à Terra já esteve mais longe. Com o 'adeus' ao Espaço previsto para fevereiro, a dupla Suni Williams e Butch Wilmore mostram-se positivos com a sua estadia.

Notícia

© NASA

Notícias ao Minuto
06/12/2024 23:49 ‧ 06/12/2024 por Notícias ao Minuto

Tech

NASA

O plano era que Suni Williams e Butch Wilmore fossem uma semana até ao Espaço, em junho, mas as voltas saíram-lhes trocadas e acabaram por prolongar a sua convivência - por oito meses.

 

A dupla completou meio ano para lá da Terra na quinta-feira, e ainda tem mais dois meses de vida partilhada, já que a sua vinda está agendada para fevereiro de 2025.

Os dois astronautas seguiram a 5 de junho na nova cápsula Starliner da Boeing, naquilo que deveria ser apenas um teste. No entanto, os dois chegaram à Estação Espacial Internacional no dia seguinte, após ultrapassarem falhas no propulsor e fugas de hélio.

Posto isto, a NASA considerou que o regresso seria arriscado e acabou por adiar o regresso da dupla para o ano seguinte e, entretanto, já foram várias as missões, não relacionadas com esta, suspensas.

Regresso de astronautas adiado para 2025. Missão era de uma semana

Regresso de astronautas adiado para 2025. Missão era de uma semana

No entanto, a NASA continua a avaliar todas as alternativas e continua a ter na Starliner uma opção preferencial.

Miguel Patinha Dias | 09:33 - 08/08/2024

Citada pela imprensa internacional, Suni Williams explicou esta semana que ambos estão bem e que "gosta de tudo aqui em cima". "Viver no Espaço é super divertido", referiu a mulher, durante uma videoconferência feita numa escola em Massachussets, onde vive.

Já em outubro, o 'companheiro de cápsula', Butch Wilmore tinha dito que "a atitude ajuda muito" neste tipo de situações e que se mantém positivo perante a situação. "Não vejo este tipo de situações como deprimentes", apontou.

Os dois estão agora num voo da SpaceX, que está programado para regressar daqui a dois meses. Tal como outros profissionais, esta dupla treinou para situações deste tipo, imprevisíveis.

A vida (não está) em suspenso

Recorde-se que a vida continua dentro da normalidade possível para estes dois, dado que até às eleições presidenciais dos Estados Unidos não quiseram 'faltar'.

Na altura, os astronautas mostraram-se muito entusiasmados por poderem votar, sublinhando que era "um dever" e a NASA explicou mesmo como é que isto era possível.

Votar a partir do Espaço? Sim, é possível! E NASA explica como

Votar a partir do Espaço? Sim, é possível! E NASA explica como

As eleições presidenciais dos EUA realizam-se esta terça-feira, dia 5.

Miguel Patinha Dias | 09:54 - 04/11/2024

Leia Também: NASA volta adiar envio de astronautas para a Lua

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas