Após processo, TikTok encerra programa que podia viciar utilizadores
A rede social TikTok vai retirar um programa que premiava os utilizadores quanto mais tempo utilizassem a plataforma, na sequência de um processo de infração interposto pela Comissão Europeia, foi hoje anunciado.
© Lusa
Tech TikTok
Em comunicado, o executivo comunitário anunciou que o TikTok, que é atualmente a maior rede social digital, vai cessar as operações do programa "TikTok Lite Rewards".
Este programa premiava os utilizadores quando mais tempo estivessem na plataforma, o que levou a Comissão Europeia a avançar em 22 de abril com um processo por infringir as regras da legislação para as plataformas digitais.
O programa acabou por ser suspenso três dias depois da abertura do processo pela própria rede social.
E hoje o TikTok comprometeu-se a encerrar este programa e a não criar outros que premeiem utilizadores pelo tempo de utilização, interações, que "acarretariam a possibilidade de viciar" os cidadão, adiantou a Comissão Europeia.
O executivo de Ursula von der Leyen vai "continuar a monitorizar" as atividades daquela rede social para averiguar se está a cumprir com os "compromissos obrigatórios" ao abrigo da legislação.
De acordo com uma nota enviada à Lusa posteriormente ao anúncio da Comissão Europeia, a rede social disse estar "satisfeita" com a "resolução amigável" do diferendo com o executivo comunitário e recordou que já tinha "suspendido voluntariamente" o programa em causa e que estava a ser lançado em França e Espanha.
[Notícia atualizada às 11:43]
Leia Também: TikTok reage a acusação dos EUA. "Discordamos destas alegações"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com