A NOS começou esta semana com o anúncio de que avançou com a compra de uma participação de 20% na DareData Engineering, uma empresa portuguesa de Inteligência Artificial (IA) e que afirma ser “um dos principais nomes em ascensão” neste campo.
Mas o, afinal, que é a DareData Engineering? Na página oficial do LinkedIn da empresa ficamos a saber que foi criada em 2019 e que assume como missão ajudar empresas a “desbloquear o potencial da tomada de decisões baseada em dados” por via de IA generativa e ‘machine learning’.
A DareData Engineering tem sede em Lisboa e, de acordo com o site oficial da empresa, já trabalhou em projetos nos EUA, Brasil, Espanha, França, Grécia, Noruega e também Austrália. Com esta entrada da NOS no capital da empresa, a DareData Engineering coloca agora os olhos no Reino Unido e tem o objetivo de expandir a presença no país.
Na liderança da DareData Engineering temos como ‘partners’ Nuno Brás (professor no IST e na Universidade de Évora e cofundador e CEO da WiseMetering), Rui Miguel Figueiredo (‘data scientist’ e professor na Lisbon Data Science Academy) e Ivo Bernardo (consultor com experiência no retalho e professor na Udemy), líderes que colocam a DareData Engineering como uma solução para áreas tão diversificadas como a governamental, a farmacêutica, a das telecomunicações, a financeira, entre outras.
Leia Também: NOS considera que DareData "é um parceiro de enorme potencial"