Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Boneca com IA promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu

Uma boneca com inteligência artificial que promete um relacionamento perfeito vai estar em palco no Teatro Viriato, em Viseu, durante uma peça-instalação que reflete sobre o abuso sexual das mulheres e a objetificação do corpo feminino.

Boneca com IA promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
Notícias ao Minuto

13:40 - 22/05/24 por Lusa

Tech Inteligência Artificial

A peça-instalação "BU!", da artista brasileira Vanessa Garcia, foi apresentada no Brasil há dois anos e chega agora à Europa, sendo apresentada em Viseu entre quinta-feira e sábado.

"As pessoas saem sempre muito pensativas, porque chegam para o lançamento dessa boneca, que é uma boneca de sexo, uma boneca que serve para ser companheira", tentando o homem a "descartar o modelo orgânico, separar da esposa e comprar a boneca" que não tem defeitos, contou à agência Lusa Vanessa Garcia.

Segundo a artista, a boneca de olhos expressivos, longos cabelos platinados, unhas pintadas e saltos altos que irá interpretar em palco "não reclama, não tem TPM [tensão pré-menstrual], não discute a relação" e "faz tudo" o que o homem quer.

"Também é uma crítica ao patriarcado, à forma como tentaram modelar as mulheres para pertencerem a um padrão. A boneca é uma grande ironia para tudo isso", frisou.

Vanessa Garcia frisou que a peça é "extremamente atual", abordando temas como "o abuso sexual infantil, a objetificação do corpo feminino e o limite ténue entre o empoderamento enquanto mulher" que, por exemplo, usa a roupa que quiser para se sentir bem, e "o lugar em que é estimulada a se hipersexualizar para gerar 'likes' e aceitação".

Durante o espetáculo, haverá um relógio a contar e que, a cada oito minutos, soma mais um, numa referência ao facto de que, no Brasil, "a cada oito minutos uma mulher é estuprada ou sofre abuso sexual".

"Quando eu fiz a pesquisa para a peça eram 11 minutos. Quando eu fiz a exposição em 2022 era a cada nove minutos, ou seja, reduziu o tempo. Agora são oito, é um dado alarmante", frisou.

Foi com esta peça-instalação que Vanessa Garcia se curou de abusos que sofreu ao longo da vida, primeiro na infância e depois já na vida profissional, e que não conseguia revelar por se sentir culpada.

"Há uma cena na peça em que a boneca diz 'eu tenho oito anos e vou contar tudo o que aconteceu, do jeitinho que aconteceu nos mínimos detalhes'", avançou a artista à Lusa.

A peça-instalação acontecerá num cenário digital e interativo, misturando teatro, dança, performance, música, artes visuais, projeções, realidade aumentada e tecnologia.

Vanessa Garcia explicou que facilmente a peça poderá ser apresentada em países em que não se fale português, por ser muito tecnologia e adaptável.

"O público acompanha a boneca a ser montada. É um chão de fábrica, eu sou a boneca e o André Reis, além de estar a operar o 'videomapping' e som, é o programador da boneca", contou.

O Teatro Viriato será o responsável pela difusão europeia da peça-instalação "BU!", que se destina a maiores de 18 anos.

Leia Também: China prepara modelo de IA baseado nas teorias políticas de Xi Jinping

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório