Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 24º

Slack usa dados dos utilizadores para treinar 'machine learning'

Esta partilha automática está ativada por predefinição e só pode ser desativada por pessoas específicas.

Slack usa dados dos utilizadores para treinar 'machine learning'
Notícias ao Minuto

11:20 - 20/05/24 por Miguel Patinha Dias

Tech Slack

A plataforma de colaboração Slack está a treinar modelos de Inteligência Artificial (IA) recorrendo a mensagens, ficheiros e conteúdo dos utilizadores sem permissão, com a partilha desta informação a estar ativada por predefinição.

O alerta foi dado por um dos executivos da DuckBill Group, Corey Quinn, que partilhou os Princípios de Privacidade do Slack na rede social X.

“Para desenvolver modelos de Inteligência Artificial/Machine Learning, os nossos sistemas analisam Dados dos Clientes (como mensagens, conteúdo e ficheiros) partilhados no Slack assim como outras informações (incluindo informação de utilização) tal como está definido na Política de Privacidade e no teu acordo de cliente”, pode ler-se na publicação do Slack.

Pior ainda, os utilizadores comuns não podem desativar esta partilha automática de dados. Para o conseguirem fazer, devem comunicar tal decisão ao respetivo administrador do Slack da empresa para a qual trabalham, sendo esta a única figura dentro da empresa que o pode fazer.

Em resposta a esta polémica, o Slack partilhou uma publicação de blogue onde esclarece que a IA generativa da empresa não recorre a este tipo de dados. Estas informações é apenas usada para treinar os modelos de Machine Learning e, diz a empresa, os dados não conseguem ser associados a utilizadores específicos.

Leia Também: Conselho da Europa aprova primeiro tratado internacional sobre IA

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório