Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Missão chinesa leva três cargas de projetos internacionais à Lua

A China anunciou hoje a inclusão de três cargas com componentes científicas com participação internacional na próxima missão lunar Chang'e 6, que será lançada a partir da província insular de Hainan, sul do país, nas próximas semanas.

Missão chinesa leva três cargas de projetos internacionais à Lua
Notícias ao Minuto

18:27 - 10/04/24 por Lusa

Tech China

A missão Chang'e 6, que segue os passos da sua antecessora Chang'e 5, é constituída por quatro componentes: um orbitador, um módulo de aterragem, um módulo de elevação e um módulo de reentrada.

O seu objetivo é recolher amostras de poeira e rochas lunares para análise na Terra, algo que até agora só foi conseguido pelos Estados Unidos, pela antiga União Soviética e pela China, mas nunca do lado da Lua não visível a partir da Terra.

Entre as cargas selecionadas está um instrumento de medição de radão da agência espacial francesa, que estudará o movimento da poeira lunar e certos compostos voláteis, informou a Administração Espacial da China.

A segunda é um retro refletor laser passivo do Instituto Nacional de Física Nuclear de Itália, que servirá de telémetro laser para o módulo de aterragem Chang'e 6.

O terceiro instrumento, desenvolvido pelo Instituto Sueco de Física Espacial com o apoio da Agência Espacial Europeia, será o primeiro instrumento dedicado a iões negativos enviado da Terra, procurando detetar iões negativos emitidos da superfície lunar em resultado da interação com o vento solar.

Mais de 20 propostas de agências espaciais e organizações de investigação estrangeiras competiram pela oportunidade de se juntarem à missão Chang'e 6 e aterrarem no lado menos conhecido da Lua, que até agora tem sido objeto de muita especulação por parte dos cientistas.

Citado pelo jornal oficial China Daily Yang Yuguang, vice-presidente do Comité de Transporte Espacial da Federação Astronáutica Internacional, disse hoje que a abertura das naves espaciais de um país a cargas científicas de outras nações se tornou "prática comum" entre as potências espaciais, uma vez que a cooperação internacional pode "maximizar o valor científico" de uma missão.

Está previsto que a Chang'e 6 aterre este ano na Bacia do Polo Sul-Aitken, uma região lunar que há muito intriga os cientistas.

Se a missão for bem-sucedida, será a primeira vez que se obtêm amostras da face oculta, o que poderá revelar informações valiosas sobre a história do satélite natural da Terra.

A mais recente sonda lunar chinesa, a Chang'e 5, viajou até à Lua em 2020, de onde recolheu 1731 gramas de amostras de solo.

O programa Chang'e (nome de uma deusa que, segundo a lenda chinesa, vive na Lua) começou com o lançamento da primeira sonda em 2007.

Nos últimos anos, Pequim investiu fortemente no seu programa espacial e alcançou marcos importantes, como a aterragem bem-sucedida das missões lunares referidas e a construção da sua própria estação espacial.

Leia Também: Executivo quer rever estratégia de cibersegurança e reforçar resiliência

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório