Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Executivo quer rever estratégia de cibersegurança e reforçar resiliência

O Governo quer avançar com uma revisão da Estratégia Nacional de Segurança no Ciberespaço, segundo o programa entregue hoje na Assembleia da República, que aposta também no aumento da resiliência dos sistemas informáticos da administração pública.

Executivo quer rever estratégia de cibersegurança e reforçar resiliência
Notícias ao Minuto

16:52 - 10/04/24 por Lusa

Tech Governo

De acordo com o documento, o reforço da resiliência passa pela aplicação de "sistemas de gestão de segurança da informação" e a adoção da diretiva europeia nesta área, devendo a revisão da estratégia ser consensualizada com diferentes agentes.

O programa inclui ainda a referência ao combate ao cibercrime e às "ameaças híbridas, como a desinformação, a propaganda e a interferência eleitoral".

O executivo apresenta igualmente como medida a garantia da proteção dos dados pessoais e da privacidade dos utilizadores da Internet através do reforço dos instrumentos de fiscalização, denúncia e sanção, sem esquecer a promoção de comportamentos de segurança e de padrões de encriptação.

Ao nível das instituições, está prevista a atribuição de "recursos adequados" ao Centro Nacional de Cibersegurança e o fortalecimento da cooperação com o Serviço de Informações de Segurança (SIS).

O programa do Governo da Aliança Democrática (AD) foi hoje aprovado, em Conselho de Ministros, na véspera de dois dias de debate no parlamento, na quinta-feira e sexta-feira.

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, afirmou que o documento tem como base o programa eleitoral da AD, mas incorpora "mais de 60 medidas de programas eleitorais de outros partidos com representação parlamentar".

Leia Também: Modelos portugueses de Inteligência Artificial têm novas versões

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório