Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Dia de eclipse na América do Norte (e numa pequena parte de Portugal)

É o primeiro eclipse total do Sol na América do Norte desde 2017 e só dentro de 20 anos ocorrerá outro naquela região, que esta segunda-feira vai parar para assistir ao fenómeno. E por cá, será visível?

Dia de eclipse na América do Norte (e numa pequena parte de Portugal)
Notícias ao Minuto

08:57 - 08/04/24 por Miguel Patinha Dias

Tech Espaço

Acontecerá esta segunda-feira, dia 8 de abril, um novo eclipse solar total que (infelizmente) não poderá ser desfrutado por todos os interessados. O eclipse que dá início a esta semana só poderá ser visto na América do Norte, mais precisamente numa faixa na costa este do continente que abrangerá o México, os EUA e também o Canadá.

Mesmo que o fenómeno tenha uma melhor visibilidade na América do Norte, diz o site da National Geographic que as pessoas na região dos Açores conseguirão ter uma visão parcial deste eclipse. O território em Portugal onde será possível assistir a este eclipse é a Ilha do Corvo, o ponto mais a norte do arquipélago dos Açores.

Um eclipse solar total acontece quando a Lua se coloca entre a Terra e Sol, criando assim a ilusão (para quem está no nosso planeta) de que o satélite natural se encontra a obstruir completamente a estrela no centro do Sistema Solar. Algumas regiões não terão mesmo praticamente nenhuma solar durante o eclipse, proporcionando a clássica imagem de um anel de luz.

Como recorda o site Engadget, este é o primeiro eclipse solar total a acontecer na América do Norte desde agosto de 2017 e só voltará a acontecer outro em 2044, pelo que aquela região vai parar para assistir ao fenómeno desta segunda-feira. O entusiasmo é muito e o caos associado também, até porque, a reboque, é esperado um boom turístico.

Mesmo que não consiga assistir ao evento a partir da América do Norte, o vídeo da NASA que pode ver abaixo transmitirá em direto o fenómeno. A agência espacial norte-americana começará a transmitir imagens a partir das 18h00 (hora de Lisboa).

[Notícia atualizada às 09h06]

Leia Também: Seis reclusos processam autoridades nos EUA (devido a eclipse de dia 8)

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório