Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Engenheiro da Microsoft evitou possível ciberataque global por casualidade

Um engenheiro alemão da Microsoft, radicado nos Estados Unidos, notou acidentalmente algo estranho num 'software' em que tinha trabalhado e descobriu que um 'hacker' estava a tentar aceder a computadores em todo o mundo.

Engenheiro da Microsoft evitou possível ciberataque global por casualidade
Notícias ao Minuto

06:51 - 06/04/24 por Lusa

Tech Tecnológica

Andres Freund, de 38 anos, radicado em São Francisco (Califórnia), contou na rede social de microblogue Mastodon que descobriu uma 'porta dos fundos' ['backdoor', em inglês] -- termo informático para uma entrada secreta que é usada como controlo remoto para fins maliciosos -- num 'software' que faz parte do sistema operativo Linux.

Segundo especialistas, essa 'backdoor' poderia ter dado lugar a um grande ciberataque que, se fosse bem-sucedido, causaria danos significativos.

Após a sua descoberta, a Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura (CISA, na sigla em inglês) alertou que a 'backdoor' (CVE-2024-3094) está presente nas versões 5.6.0 e 5.6.1 de uma ferramenta de dados chamada XZ Utils, e recomendou, até que seja corrigido, utilizadores e desenvolvedores a usarem uma versão mais antiga.

O Linux é um dos sistemas operativos de código aberto mais importantes do mundo e é utilizado pela grande maioria dos servidores mundiais em bancos, hospitais, empresas e governos.

O feito do engenheiro foi elogiado pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella, que destacou nas suas redes sociais que "Andres Freund, com a sua curiosidade e habilidade, conseguiu ajudar todos".

"A segurança é um desporto de equipa e é esta a cultura de que necessitamos em todo o lado", apontou Nadella.

Não se sabe quem criou a 'backdoor' e que apoio teve, mas de acordo com o jornal The New York Times, o plano era tão elaborado que alguns investigadores estão convencidos de que só poderia ter sido tentado por uma nação com tremendas competências na elaboração de ciberataques, como a Rússia ou a China.

Leia Também: China aumenta utilização de IA e "contas falsas" para semear discórdia

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório