Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

China aumenta utilização de IA e "contas falsas" para semear discórdia

A China está a aumentar a utilização de conteúdos gerados por Inteligência Artificial (IA) e contas falsas nas redes sociais para semear a discórdia nos EUA e noutros lugares, indica hoje um relatório da Microsoft.

China aumenta utilização de IA e "contas falsas" para semear discórdia
Notícias ao Minuto

23:58 - 05/04/24 por Lusa

Tech Microsoft

Pequim "duplicou" os seus objetivos e aumentou as suas operações de influência no exterior, afirma no documento Clint Watts, chefe do centro de análise de ameaças do gigante tecnológico.

"A China está a utilizar contas falsas nas redes sociais para determinar o que mais divide os eleitores, numa tentativa de criar barreiras e influenciar o resultado das eleições presidenciais [dos EUA] a seu favor", prossegue Watts.

Pequim "também aumentou o uso de conteúdo gerado por IA para melhor atingir os seus objetivos em todo o mundo", acrescenta.

As operações de influência chinesa continuam a "aproveitar de forma oportunista" acontecimentos como o descarrilamento de um comboio no Estado de Kentucky ou os incêndios na ilha havaiana de Maui para instigar a desconfiança em relação às autoridades norte-americanas, detalha o relatório.

As consultas nos EUA "ilustram um esforço deliberado para compreender melhor qual o setor demográfico do eleitorado norte-americano que apoia esta ou aquela questão ou posição e quais são as questões mais controversas antes da reta final" da corrida à Casa Branca.

De acordo com as conclusões do relatório, há poucas indicações sobre se estas tentativas de manipular a opinião pública estão, nesta fase, a ter o efeito pretendido por Pequim.

Leia Também: APEL rejeita uso generalizado de IA para tradução de livros

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório