Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Apple enfrenta multa de 500 milhões por restrições no acesso a música

A decisão surge depois de, em 2019, a sueca Spotify ter apresentado uma queixa junto da UE.

Apple enfrenta multa de 500 milhões por restrições no acesso a música
Notícias ao Minuto

10:00 - 20/02/24 por Notícias ao Minuto

Tech Apple

A Apple poderá enfrentar uma multa de 500 milhões de euros da por parte da União Europeia (UE), alegadamente por ter tentado restringir o acesso a serviços de streaming de música alternativos à Apple Music.

A Comissão Europeia (CE) estará a investigar se a gigante tecnológica não deixou outros rivais do mercado apresentar promoções na sua loja de aplicações, uma vez que competiriam com o seu serviço de streaming de música, adiantou o Financial Times.

A decisão surge depois de, em 2019, a sueca Spotify ter apresentado uma queixa junto da UE, na qual alegava que a Apple limitava a escolha do consumidor e a venda dos outros serviços de streaming ao cobrar uma taxa de 30%.

Além disso, a empresa também terá impedido tanto aquela rival, como outras, de informar os consumidores que poderiam evitar a comissão extra ao utilizarem os sites das respetivas plataformas.

Contudo, a Apple considerou que a taxa é justificada, uma vez que gasta muito para que a sua loja de aplicações seja segura, e dá ao Spotify acesso a centenas de milhões de clientes. Por seu turno, esta empresa argumentou que a Apple Music não enfrenta o mesmo custo extra, o que lhe dá vantagem.

A CE deverá equacionar, assim, que as ações da Apple são ilegais e vão contra as regras que reforçam a concorrência no mercado único, segundo o FT. O organismo poderá ainda proibir o bloqueio aplicado aos serviços de música de anunciar assinaturas mais baratas fora da plataforma.

Ainda que nunca tenha sido multada por parte do bloco europeu, a Apple já enfrentou uma multa de 1,1 milhões de euros de França, em 2020, que foi revista para cerca de 370 milhões de euros.

Leia Também: Executivo da Meta diz que o Vision Pro é “muito desconfortável”

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório