Procurar

A Lua está a encolher e pode comprometer futuras missões espaciais

O diâmetro do nosso satélite natural já terá reduzido em cerca de 50 metros.

A Lua está a encolher e pode comprometer futuras missões espaciais

© Getty Images

Miguel Patinha Dias
06/02/2024 15:49 ‧ há 1 ano por Miguel Patinha Dias

Um novo estudo indica que a Lua está a encolher e, como resultado, os investigadores indicam que podemos esperar mais sismos na superfície do satélite natural da Terra - o que poderá vir a comprometer futuras missões espaciais.

Como conta o Euronews, foi detetada atividade sísmica numa área que havia sido sinalizada pela NASA como um local propício a uma futura missão. No entanto, devido a esta atividade sísmica, parece que a agência espacial norte-americana será obrigada a rever os planos.

Os investigadores acreditam que, como resultado desta atividade sísmica, o diâmetro da Lua já terá sido reduzido em cerca de 50 metros ao longo das últimas centenas de milhões de anos.

“A nossa análise fornece as primeiras provas de que estas falhas ainda estão ativas e a produzir sismos hoje em dia à medida que a Lua continua gradualmente a esfriar e a encolher”, pode ler-se no estudo, indicando que, de acordo com a escala de Richter, estes sismos podem alcançar o nível 5.

Leia Também: NASA espera que módulo Nova-C chegue à Lua no final de fevereiro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10